
Um Airbus Beluga, assim chamado pela sua semelhança com a baleia Beluga, está programado para realizar uma rara visita ao Aeroporto de Londres-Heathrow no próximo dia 9 de setembro. A aeronave será responsável por entregar peças sobressalentes para um avião da British Airways que está estacionado desde abril. A informação foi compartilhada na rede social X por M Zulqarnain, um insider de aviação.
A aeronave danificada ficou parada em Heathrow desde o dia 6 de abril, quando um Boeing 787-9 Dreamliner da Virgin Atlantic colidiu com a parte traseira do Airbus A350 da British Airways enquanto este estava sendo rebocado para fora do portão. Felizmente, não havia ninguém a bordo de nenhum dos dois aviões no momento do acidente, que ocorreu no Terminal 3 de Heathrow.
No entanto, ambas as aeronaves sofreram danos significativos que exigiram reparos extensivos. O avião da Virgin Atlantic (de registro G-VDIA) retornou ao serviço em 21 de junho, mas o A350 da British Airways (de registro G-XWBC) permanece no solo devido a danos severos no estabilizador horizontal direito.
Enquanto isso, desde 2022, a fabricante a aluga seus antigos BelugaST, baseados no A300-600, para serviços de carga, capazes de transportar uma variedade de materiais, incluindo helicópteros. A disponibilização destas aeronaves para clientes foi possível após a entrada em serviço do BelugaXL, baseado no A330-200.