Um vídeo de um ageiro divulgado em 26 de novembro (veja abaixo) deixa claro que o colapso do trem de pouso de um Boeing 737 venezuelano não ocorreu apenas durante uma curva, conforme relatado inicialmente pelas autoridades colombianas, mas logo após o pouso e em alta velocidade.

O trem de pouso principal de um Boeing 737-400 da venezuelana Avior Airlines desabou ao pousar em Bogotá no sábado, dia 22 de novembro. O incidente somou-se ao caos pelo qual ava o Aeroporto El Dorado no fim de semana, devido aos muitos protestos violentos na cidade e ao toque de recolher declarado pelo governo municipal.
O que aconteceu com o Boeing venezuelano?
O clássico Boeing, de registro YV3012 estava realizando o voo 9V-1400 de Valência, na Venezuela (antes, havia a informação de que o voo partira de Barcelona, também na Venezuela, mas foi posteriormente corrigido), para Bogotá, e, logo ao tocar na pista e ainda em alta velocidade, o trem principal cedeu.
Com isso, o avião acabou por arrastar a nacele do motor direito na pista, enquanto tentava parar.
![Eric Salard [CC BY-SA 2.0 (https://creativecommons.org/licenses/by-sa/2.0)]](/wp-content/s/2019/11/Avior-734.jpg)
Muitas faíscas saíam enquanto os ageiros observavam da janela do avião, incrédulos. Além disso, a tripulação de outra aeronave no aeroporto informou que eles podiam ver um incêndio e isso acionou imediatamente os serviços de emergência, que responderam com bastante rapidez, jogando espuma no motor afetado.
Após constatar que não havia fogo, a equipe de emergência e os pilotos liberaram a evacuação da aeronave, ali mesmo na pista de táxi, antes de serem levados ao terminal.
A cena
Um vídeo do incidente, registrado por um ageiro do voo, pode ser visto abaixo. Por ele, é possível ver que o trem de pouso principal quebra (ou retrai) logo após o toque na pista, ainda em alta velocidade, causando um assustador show pirotécnico.
É certo que todo esse incidente ainda será investigado para que as causas sejam determinadas, mas o colapso de um trem de pouso geralmente está associado a problemas de manutenção. A aguardar as cenas dos próximos capítulos.
Mais sobre a Avior
A Avior Airlines é sediada na cidade costeira de Barcelona, Venezuela. A empresa opera principalmente serviços regulares e charter dentro do país. Além disso, também serve voos para destinos vizinhos da América do Sul e do Caribe. Há também um serviço para o Brasil, com destino a Manaus.
Sua frota tem, basicamente, aviões antigos, são eles: 11 Boeing 737 clássicos – cinco 737-200 e seis 737-300 e ainda há um único Airbus A340-300.