
Na manhã desta terça-feira (9), novas imagens do acidente envolvendo uma aeronave da Polícia Rodoviária Federal (PRF) foram divulgadas, mostrando o momento crítico em que o helicóptero precisou realizar um pouso forçado em Belo Horizonte.
O incidente ocorreu na última segunda-feira (8), envolvendo o helicóptero Leonardo AW119Kx Koala da PRF, registrado sob a matrícula PR-FKC e com o código de chamada “Patrulha 13”, baseado no Aeroporto da Pampulha, na capital mineira.
O novo vídeo foi capturado por uma câmera de segurança instalada em um veículo que transitava na via e registrou a aeronave fazendo o pouso duro. As imagens chamam a atenção devido à proximidade do helicóptero em relação ao veículo, ficando a poucos metros de um possível impacto. O carro a por debaixo da aeronave e segue caminho sem incidentes.
O vídeo ainda destaca a perícia do piloto ao realizar o pouso de emergência, fazendo uma rápida manobra em curva:
Surgiu esse vídeo hoje mostrando o momento em que o piloto da PRF consegue realizar o pouso de emergência na Av. Tereza Cristina, é impressionante. Por pouco o helicóptero não atingiu esse veículo. pic.twitter.com/oQYYzhCa1z
— Douglas (@uaiteve) January 9, 2024
A aeronave estava atendendo a um chamado para prestar socorro a vítimas de um acidente envolvendo cinco carretas no Anel Rodoviário, no Bairro Betânia, no sentido norte (Vitória) do anel viário. Após o embarque de uma das vítimas, o helicóptero iniciou a decolagem com destino ao Hospital João XXIII.
No entanto, durante a ascensão, a aeronave não ganhou altitude suficiente, sobrevoou casas a baixa altura, desceu e executou uma curva para realizar um pouso forçado na Avenida Tereza Cristina, conforme vídeos mostrados pelo AEROIN.
Durante o incidente, o rotor de cauda do Koala atingiu uma cerca, e o ski ficou “aberto” devido ao impacto do pouso duro. Felizmente, nenhum dos ocupantes a bordo ficou ferido, e a vítima do acidente inicial foi transferida para o hospital via terrestre.
O Comandante Aurélio Leal explicou que a decisão de realizar o pouso forçado foi motivada pela impossibilidade de “fazer a decolagem com segurança”. Diante da situação, ele optou por buscar um local mais adequado para o pouso, que acabou sendo realizado na Avenida Tereza Cristina.
Leia mais: