Receba as notícias em seu celular, e o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Vinte ativistas ambientais da Extinction Rebellion (XR) invadiram, nessa sexta-feira, 26 de junho, a pista do aeroporto de Paris-Orly, que acabou de reabrir após quase três meses de fechamento devido à epidemia de coronavírus.
Activists from Extinction Rebellion enter active runway at Paris Orly Airport. https://t.co/AkSPnWNKt4 pic.twitter.com/1kj6toGyyw
— Breaking Aviation News & Videos (@breakingavnews) June 26, 2020
Segundo o portal L’obs, uma fonte do aeroporto afirmou que os ativistas invadiram uma das pistas através de uma cerca localizada na cidade de Wissous (Essonne). Quinze pessoas foram detidas pela polícia por “entrar em área restrita” e por “depredações”, acrescentou outra fonte. O grupo ADP, que istra o aeroporto, confirmou a intrusão dos militantes e garantiu que iria registrar uma queixa.
Como mostrado nas imagens postadas na conta do Twitter da XR, os ativistas instalaram várias faixas, com dizeres como “Salve a vida, não os aviões”, na frente de uma aeronave que entraria na pista de decolagem. Através desta operação, chamada “Firebird”, eles pedem o fim do tráfego aéreo, por conta da contribuição da aviação na emissão de gases de efeito estufa.
🔴🔴🔴 Action en cours #ExtinctionRebellion rentre sur les pistes d’Orly pour crasher la réouverture #DangerPublic pic.twitter.com/i2D9zITkZk
— Extinction Rebellion 🐝🌺 (@xr) June 26, 2020
A reabertura do aeroporto contou até mesmo com jatos de água dos bombeiros, para batizar a primeira aeronave que retomou as operações, antes de ocorrer a invasão em uma decolagem posterior. Veja no vídeo a seguir o batismo:
Paris-Orly airport reopens after three-month shutdown. https://t.co/ufHHFvGusa pic.twitter.com/b7K5QJq5og
— Breaking Aviation News & Videos (@breakingavnews) June 26, 2020
Receba as notícias em seu celular, e o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.