
A inglesa Vertical Aerospace e estadunidense Honeywell anunciaram nessa semana a de um novo acordo de longo prazo que expande a parceria existente e reforça o compromisso da Honeywell com a certificação e produção da aeronave elétrica de decolagem e pouso vertical (eVTOL) da Vertical, denominada VX4.

Sob essa colaboração ampliada, Honeywell e Vertical trabalharão juntas para certificar dois dos sistemas mais críticos do VX4 que tornam o voo mais seguro e fácil: o sistema de gestão da aeronave, que inclui o Honeywell Anthem Flight Deck, e o sistema de controles de voo, que inclui o sistema compacto fly-by-wire da Honeywell. Ambos os sistemas serão certificados para a versão de produção do VX4.
O flight deck Anthem é, essencialmente, o cérebro do VX4, combinando displays do cockpit, software, controles e conectividade em uma plataforma digital inteligente. Ele foi desenvolvido para ser intuitivo e altamente automatizado, ajudando os pilotos a tomar decisões melhores e mais rápidas.
O sistema fly-by-wire é uma tecnologia que permite que a aeronave seja controlada eletronicamente, em vez de mecanicamente, ajudando a aprimorar a estabilidade, segurança e facilidade de voo.
A Vertical e a Honeywell irão certificar esses sistemas com os mais altos padrões de segurança de 10^-9 (10 elevado a menos 9, ou 0,000000001) estabelecidos pela Autoridade de Aviação Civil do Reino Unido (CAA), que está colaborando com a Agência Europeia para a Segurança da Aviação (EASA) na validação do VX4. Certificar para 10^-9 significa uma taxa de falha catastrófica do sistema de um caso a cada um bilhão de horas de voo – o mesmo padrão das aeronaves comerciais.
Atender a esse padrão de segurança supera os padrões anunciados por alguns concorrentes da Vertical e tem como objetivo tornar o VX4 o eVTOL mais exportável e certificável globalmente, explica a fabricante.
As empresas compartilharão expertise, pessoal e ambientes de teste, o que deverá acelerar o desenvolvimento do VX4 e ajudar ambas a alcançar a certificação e avançar rapidamente para a produção.
Como parte de sua estratégia Flightpath 2030, a Vertical pretende certificar o VX4 em 2028 e entregar pelo menos 150 aeronaves a clientes até 2030. Com isso, a parceria ampliada tem um valor potencial de contrato de US$ 1 bilhão projetado para a próxima década.
O acordo se baseia no relacionamento de seis anos entre a Vertical e a Honeywell, período no qual as empresas colaboraram estreitamente para enfrentar os desafios da mobilidade aérea avançada. Juntas, as empresas aproveitaram os sistemas de voo da Honeywell no programa do protótipo VX4, incluindo duas campanhas de testes de voo separadas, sendo que a mais recente deve iniciar testes de voo pilotados em breve. A Honeywell também é uma investidora de longa data na Vertical, tendo investido na empresa desde 2021.
“À medida que aceleramos em direção à certificação global e à produção em escala, a expertise aeroespacial da Honeywell e seu histórico comprovado em sistemas críticos de voo fazem dela a parceira ideal para esta próxima fase”, disse Stuart Simpson, CEO da Vertical Aerospace. “Ao integrarmos tecnologias prontas para produção, estamos ajudando a construir uma aeronave que atende aos mais altos padrões de segurança da aviação, solidificando sua certificabilidade e exportabilidade nos mercados globais.”
“Sempre acreditamos na importância da mobilidade aérea avançada e no potencial significativo que podemos desbloquear ao utilizar nossa vasta experiência em aviônicos e controles de voo integrados de maneiras novas e empolgantes”, disse David Shilliday, Vice-presidente e Gerente Geral de Mobilidade Aérea Avançada na Honeywell Aerospace Technologies. “Com um compromisso conjunto com inovação, confiabilidade e segurança, estamos empolgados em aprofundar nossa parceria com a Vertical para ajudar a escalar a tecnologia necessária para trazer soluções ainda mais avançadas, eficientes, seguras e confiáveis aos céus.”
Como parte da parceria ampliada, a Vertical também selecionou inceptores de nova geração da Honeywell para sua aeronave de produção. O piloto do VX4 utilizará dois desses controladores manuais de última geração para manobrar a aeronave, fornecendo comandos ao computador de controle de voo.
O inceptor oferece aos pilotos um controle mais preciso e intuitivo, o que contribui para uma aeronave mais segura e fácil de pilotar – elementos fundamentais para ampliação das operações e obtenção de aprovação regulatória. Vertical e Honeywell estão trabalhando juntas para finalizar a configuração ideal para atender às necessidades da Vertical.
“Projetamos nosso inceptor para ser o mais leve e compacto do setor, e não poderíamos estar mais satisfeitos por a Vertical ser o cliente de lançamento dessa nova tecnologia”, disse Rich DeGraff, Presidente de Sistemas de Controle da Honeywell Aerospace Technologies. “Nosso inceptor se integrará perfeitamente ao sistema compacto Fly-by-Wire da Honeywell já selecionado pela Vertical, e estamos empolgados em trabalhar juntos para integrar essas tecnologias avançadas de voo ao VX4.”
A Vertical tem cerca de 1.500 pré-encomendas do VX4, com clientes em quatro continentes, incluindo American Airlines, Japan Airlines, GOL Linhas Aéreas e Bristow.
Informações da Vertical Aerospace