
Um perigoso incidente de colisão de aeronave com animais foi registrado nesta última terça-feira, 30 de novembro, quando houve o encontro de um Boeing 737 com vacas durante a decolagem.
Segundo descreve o The Aviation Herald, a aeronave envolvida foi o Boeing 737-800 registrado sob a matrícula S2-AEQ, operado pela empresa aérea Biman Bangladesh, quando partindo no voo BG-438 de Cox Bazar para Dhaka, ambas cidades de Bangladesh.
Tendo a bordo 94 ageiros e 6 tripulantes, o jato partiu da pista 35 de Cox Bazar às 17:35 do horário local (11:35 UTC), porém, instantes após os pneus deixarem o solo, a aeronave atingiu duas vacas na pista.
A aeronave continuou sua subida, porém, foi nivelada pelos pilotos no nível de voo de 10 mil pés (FL100), sendo que geralmente o nível de cruzeiro, deste que é um curto voo, é de 18 mil pés (FL180).

O Boeing 737 foi levado até o destino e realizou uma agem baixa, a 300 pés (91 metros) de altura, pela pista 14 de Dhaka cerca de uma hora após a partida, e então foi posicionado para outra aproximação, em que pousou com segurança na pista 14 cerca de 10 minutos após a agem baixa.

O Aeroporto Cox Bazar confirmou que a aeronave atingiu duas vacas e que elas foram encontradas mortas na pista. De acordo com relatos da mídia local, uma das asas da aeronave ou seu trem de pouso principal atingiram as vacas. O Aeroporto de Dhaka relatou que a aeronave teve problemas com o trem de pouso.
A aeronave ainda está no solo em Dhaka até a publicação desta matéria, mais de 24 horas após o pouso, mas até o momento não há detalhes ou imagens sobre a extensão dos danos.