
O trabalho feito pelos militares da Fuerza Aérea Uruguaya no Rio Grande do Sul tem incluído voos noturnos e aeromédicos.
Além do resgate das vítimas das enchentes, o Bell 212 UH-1N Twin Huey da FAU está realizando voos noturnos para transportes de donativos, já que a equipe uruguaia conta com óculos de visão noturna, tecnologia que no lado brasileiro está disponível e sendo usada apenas pelo Exército, FAB e Polícia de Minas Gerais.
Outra missão muito importante feita pelo Huey uruguaio, que opera a partir de Santa Maria, é o transporte de pessoas que são vítimas não apenas da tragédia das chuvas, mas também do câncer.
O Bell 212 tem transportado pacientes que estão em tratamento com quimioterapia para hospitais que não podem ser alcançados por via terrestre ou que o deslocamento é muito longo, piorando a situação das pessoas já fragilizadas ao enfrentarem duas batalhas: contra o câncer e contra a chuva.
Além dos helicópteros do Exército, Força Aérea e Polícia de Minas Gerais, os da Fuerza Aérea Uruguaya tem tripulantes com óculos de visão noturna (NVG)
— AEROIN (@aero_in) May 8, 2024
Eles estão fazendo transporte de donativos durante a noite em Santa Maria e também levando pacientes para quimioterapia pic.twitter.com/pas3YRxTPa