
A única empresa aérea no mundo que ainda opera o modelo soviético de avião Ilyushin IL-62 pretende fazer voo ao Brasil em breve, indicam informações de uma fonte relacionada à operação.
A Rada Airlines, baseada na Bielorrússia (Belarus), já foi contratada nos últimos anos para um transporte de cargas do Brasil para o exterior, tendo pousado no Rio de Janeiro. Depois, até fez uma solicitação para novo voo no país em fevereiro deste ano, porém, nenhuma operação foi realizada.
Agora, uma nova solicitação de autorização foi feita pela empresa à Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), segundo as informações às quais o AEROIN teve o.
O avião operado pela Rada Airlines, um IL-62MF, possui 38 anos de operações, ou seja, foi fabricado no meio da década de 1980. É registrado sob a matrícula EW-450TR. O vídeo a seguir mostra um taxiamento e decolagem desta aeronave:
Além da Rada Airlines, apenas o governo da Coreia do Norte e a Força Aérea da Rússia possuem exemplares do IL-62.
Por enquanto, ainda não há mais detalhes sobre quantos voos serão feitos, qual o aeroporto de destino ou qual a natureza da carga a ser transportada. O AEROIN trará atualizações sobre a operação caso mais detalhes se façam conhecidos.