
Mesmo com a aviação se recuperando da grande crise gerada pela pandemia, trazendo de volta parte da capacidade de levar cargas nos porões dos aviões de transporte de ageiros, as empresas aéreas cargueiras seguem reativando mais exemplares do grande Boeing 747, o icônico Jumbo Jet.
Dessa vez, o escolhido é um 747-400 que estava estocado há 7 anos no Aeroporto Teruel, na Espanha, local bastante conhecido por abrigar um enorme número de aviões retirados de operação, já que seu clima seco favorece a preservação dos equipamentos.
Conforme o vídeo abaixo, publicado pelo próprio perfil de Teruel, o Jumbo apresenta as cores da russa Transaero, companhia que encerrou operações em 2015. E mais do que isso, ele leva uma pintura especial com muitas mãos estampadas por toda a fuselagem.
Despegue de un B747 con destino a Fuyaira, Emirates Àrabes, que ha estado 7 años en el aeropuerto de Teruel. ¡A volar ! ✈️ pic.twitter.com/B72YS8ivOZ
— Aeropuerto de Teruel, vuela la innovación (@aeropuerteruel) September 20, 2022
O Boeing 747 visto na gravação acima foi fabricado em 2001 e entregue para a Singapore Airlines sob a matrícula 9V-SPQ, que o operou até 2012. No mesmo ano, a aeronave ou a fazer parte da frota da Transaero, sob a matrícula EI-XLO, até ser desativada em 2015.
Nesse período, ganhou a pintura vista acima, em alusão ao “Flight of Hope” (Voo da Esperança), um projeto único no setor aeronáutico russo, em que os ageiros de certos voos podiam fazer doações para ajudar crianças que sofriam de doenças cardíacas, cerebrais e da coluna com risco de vida, supervisionadas pelo Life Line Charity Fund.
O projeto Voo da Esperança foi representado pela aeronave Boeing 747-400 em pintura especial, com dezenas de palmas coloridas de pessoas famosas na Rússia e no exterior, como escritores, artistas, atores, esportistas, empresários e outros, que deixaram as palmas das mãos simbolizando a ajuda a quem precisa.
Além do EI-XLO, antes dele o Boeing 747-400 de matrícula EI-XLK também já havia ganhado a mesma pintura, e hoje encontra-se estocado nos Estados Unidos.
Segundo dados do Planespotters, este Jumbo que agora voltou ao céu vai voar na companhia cargueira Terra Avia, da Moldávia, sob a matrícula ER-BOS. Conforme afirmado na legenda do vídeo acima, o avião foi enviado aos Emirados Árabes Unidos. Não há informações oficiais sobre o motivo, mas muitos aviões são convertidos a cargueiros nos Emirados, portanto, possivelmente deve ser esse o caso.