
Um oficial ucraniano confirmou novamente os planos para reconstruir o Antonov An-225 Mriya, o maior avião cargueiro do mundo, de acordo com a agência de notícias Ukrinform.
David Lomdzharia, Presidente do Conselho de Supervisão do conglomerado estatal de defesa Ukroboronprom, fez essa declaração durante a Cúpula da OTAN, que está ocorrendo em Washington DC, de 9 a 11 de julho de 2024. No entanto, ele recusou-se a fornecer detalhes adicionais sobre o projeto ou o cronograma previsto.
O único An-225 operável foi completamente destruído durante os combates no Aeroporto de Gostomel, próximo a Kyev, nos estágios iniciais da invasão russa em fevereiro de 2022.
Além deste, há uma outra estrutura de aeronave semi-construída que tem estado em armazenamento desde os tempos finais da União Soviética. Contudo, seu estado de preservação é incerto, e não se sabe se é viável atualizá-la com a tecnologia moderna.
Essa não é a primeira vez que a ideia de reconstruir ou produzir novamente o Mriya é apresentada por oficiais ucranianos.
Já em novembro de 2022, a CNN relatou sobre os supostos planos para reconstruir o que antes era a maior aeronave do mundo. No entanto, além dos desafios técnicos envolvidos, estima-se que o projeto exigiria um investimento da ordem de centenas de milhões a bilhões de dólares.