
Na última quinta-feira (15), o Aeroporto Internacional El Dorado, em Bogotá (Colômbia), foi palco de um tumulto causado pela emergência de um avião da Força Aérea dos Estados Unidos, resultando em centenas de viajantes afetados com atrasos, segundo o La Republica.
A aeronave, um Beechcraft C-12C Huron da Força Aérea dos Estados Unidos, de registro 76-0160, fez um pouso de emergência no Aeroporto Internacional El Dorado devido a uma aparente falha no trem de pouso principal. A tripulação notificou prontamente a torre de controle sobre a situação e realizou um pouso bem-sucedido, garantindo a segurança de todos a bordo.
Em decorrência do incidente, a pista Norte (14L/32R) permaneceu fechada por horas para permitir a retirada da aeronave. Com isso, houve uma redução nas operações aeroportuárias, o que por sua vez provocou atrasos nos voos, tanto de partida como de chegada, estimados entre duas e três horas.
Por volta das 20h, as autoridades de navegação anunciaram a remoção do avião, permitindo a reabertura da pista. As dificuldades e as reclamações de ageiros atraíram a atenção de políticos e usuários de redes sociais que protestaram sobre a gestão da crise e a falta de um plano de contingência eficaz.
Abaixo estão imagens da situação de emergência. A aeronave acidentada geralmente opera em nome da Embaixada dos Estados Unidos, transportando oficiais e apoiando na transferência de cargas de material de uso no corpo diplomático.
Operation of Bogota's El Dorado Airport was affected for more than five hours involving an excess of 60 flights, after a Beechcraft King 200 aircraft, with U.S. registration, suffered an incident while landing, as the main landing gears failed to extend, on the north runway… pic.twitter.com/bYEI44AmHi
— FL360aero (@fl360aero) August 16, 2024