Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para ar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.
O ex-presidente dos EUA, Donald Trump, fez hoje seu último voo no Boeing 747-200, nos últimos minutos como presidente a bordo do Air Force One. Veja o vídeo abaixo do último embarque (espere carregar).
O clássico 747-200 decolou no fim da manhã da Base Aérea de Andrews para Palm Beach, na Flórida, uma localização próxima de sua mansão em Mar-A-Lago, conhecida por um grande campo de golfe, bastante utilizado pelo magnata.
Algumas pessoas conseguiram acompanhar a viagem do jato pelo aplicativo de rastreamento de voo ADS-B Exchange, e no rádio pelo indicativo de chamada ‘Air Force One’. Na volta da aeronave para Andrews, o código usado foi outro, já que o novo presidente, Joe Biden, não estava a bordo.
AF1 (82-8000) heading back to Florida with Pres Trump for the final time. The plane will return to Washington today but not with the AF1 designation for the return flight. pic.twitter.com/qyNvhjfGAj
— Saint1 (@Saint1Mil) January 20, 2021
Trump teve seu mandato marcado por diversas polêmicas. Uma das principais mudanças relacionadas com a aviação foi justamente a renegociação com a Boeing para o próximo ‘Air Force One’. Pelos dois Boeing 747-8i, que iriam para a russa Transaero, mas que nunca foram entregues porque a empresa faliu, Trump conseguiu um desconto de quase 40% após renegociar o contrato com a fabricante.
Este novo jato talvez será usado por Joe Biden e Kamala Harris, já que a previsão de entrega é dezembro de 2024, nos últimos dias de mandato do duo democrata, caso eles não se reelejam. Mas atrasos podem ocorrer e são esperados, além da tripulação oficial ar por novo treinamento, o que pode levar para os primeiros voos em missão a acontecerem apenas em janeiro de 2025.
Para chegar à posse de hoje em Washington, Biden trocou o famoso trem por um bem discreto Boeing 737 BBJ, versão VIP de fábrica do famoso 737-700, que conta com apenas 16 assentos.