
O presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), ministro Bruno Dantas, recebeu em seu gabinete, na última quarta-feira (22), o ministro dos Portos e Aeroportos (MPor), Silvio Costa Filho, para discutir e apresentar o plano de fomento a investimentos na aviação regional brasileira.
Segundo informa do TCU, o encontro teve como objetivo buscar a avaliação do Tribunal para garantir que o plano seja viável e factível sob os aspectos legal e fiscal. O ministro Costa Filho destacou a importância da expansão da aviação regional, não apenas para impulsionar o turismo, mas também para atender às necessidades de saúde da população. Ele ressaltou a existência de áreas de difícil o no Norte do país, onde o socorro aéreo é inviável devido à falta de locais apropriados para pouso.
“Existem áreas de difícil o no Norte do país, por exemplo, em que não se consegue socorro aéreo, porque não há onde pousar”, explicou Costa Filho.
O MPor compartilhará com o TCU estudos detalhados sobre mais de 100 aeroportos regionais que podem ser contemplados com investimentos privados. O objetivo é aprimorar as operações desses aeroportos ou possibilitar que novos locais entrem em operação.
Bruno Dantas, ministro e presidente do TCU, expressou o compromisso da Corte de Contas em fornecer e ao MPor, disponibilizando equipes de auditores especializados para avaliar o plano. “Estamos sempre disponíveis para dar orientações e apoiá-los na execução“, afirmou Dantas.
A audiência contou também com a presença do secretário nacional de Aviação Civil, Juliano Noman, e de um grupo de auditores do TCU, incluindo os secretários de Controle Externo de Solução Consensual, Nicola Khoury, e de Infraestrutura, Carlos Rafael Menin Simões.
Leia mais: