
O Departamento de Justiça (DOJ) e o Departamento de Transportes (DOT) dos Estados Unidos tomariam medidas para barrar a fusão da JetBlue com a Spirit Airlines nesta semana, bloqueando um acordo econômico próximo a 3,8 bilhões de dólares.
Segundo várias fontes da imprensa americana, o DOJ entrará com uma ação antitruste na Justiça Federal, alegando que a remoção da Spirit aumentaria os preços e reduziria a escolha dos ageiros. Por sua vez, o DOT iniciaria um processo paralelo para bloquear a transferência do certificado de operadora da Spirit, alegando que a movimentação seria incompatível com o interesse público.
Conforme noticia o Aviacionline, o argumento da JetBlue e da Spirit perante o Departamento de Justiça é que elas deveriam se fundir para competir com as quatro grandes companhias aéreas dos Estados Unidos (American, Delta, United e Southwest).
A JetBlue se ofereceu para encerrar as operações da Spirit em Newark, LaGuardia e Boston, além de abrir mão de cinco slots em Fort Lauderdale, no entanto, a empresa não consegue encontrar uma oferta viável para o principal ponto de preocupação do tribunal antitruste: a aliança do nordeste da JetBlue com a American Airlines.
O Departamento de Justiça contestou o acordo no tribunal no ano ado e está aguardando a decisão de um juiz federal em Boston, portanto, um segundo processo complicará ainda mais as coisas na fusão JetBlue – Spirit.
Leia mais: