
EXCLUSIVO – A Total Linhas Aéreas está ampliando seus planos para o retorno ao transporte regular de ageiros no Brasil.
Como informado pelo AEROIN em fevereiro, a companhia aérea havia iniciado o processo de solicitação de 18 slots (horários de pousos e decolagens) às autoridades competentes, visando a ter operação no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo (SP).
Além disso, a Total se preparava para iniciar o processo de inclusão do modelo Embraer 195 em suas Especificações Operativas (EO), previsto para ser feito a partir de março junto à autoridade regulatória, a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).
Agora, diante das recentes mudanças no cenário da aviação regional brasileira, a empresa tem planos mais ousados. O total de slots almejados agora é de 40 por dia, buscando maior representatividade no terminal aeroportuário da capital paulista.
E para tal operação de 20 pousos e 20 decolagens ao dia, a Total também planeja trazer para sua frota seis unidades dos jatos E195, em vez de apenas três, como pretendia anteriormente.
Com o processo de inclusão do modelo da Embraer em sua EO já em andamento, a previsão da empresa aérea é que seus primeiros 3 aviões à jato de transporte de ageiros estejam no país até julho deste ano.
Vale ressaltar que a entrada dos Embraer 195 na frota não significa o fim dos planos de trazer ao Brasil os jatos chineses C919 e ARJ21, fabricados pela COMAC. A empresa continua em contato com a fabricante e outros players, para se tornar um dos primeiros clientes ocidentais dos modelos.