
O NATS (fornecedor de serviços de controle de tráfego aéreo em rota para voos nas regiões de informações de voo do Reino Unido e na área de controle oceânico de Shanwick) informa que o provedor holandês de serviços de navegação aérea (LVNL – Air Traffic Control the Netherlands) implantou com sucesso o Intelligent Approach (Aproximação Inteligente) – a única ferramenta de espaçamento de chegadas de aviões baseado em tempo (TBS) do mundo – no Aeroporto Schiphol de Amsterdã.
Desenvolvido pelo NATS e Leidos UK (fornecedor de integração e aplicação de tecnologia da informação, engenharia e ciência), o Intelligent Approach calcula dinamicamente o intervalo de tempo ideal entre as chegadas para pousos com base em dados meteorológicos em tempo real e no tipo de aeronave. Isso é então traduzido em um marcador gráfico na tela do radar do controlador.
O vídeo a seguir mostra animações da lógica de funcionamento do sistema:
Isso ajuda a melhorar o rendimento da pista de um aeroporto em todas as condições meteorológicas, mas é especialmente eficaz durante fortes ventos contrários, quando a separação de aeronaves por distâncias fixas tradicionais resulta em uma taxa de pouso reduzida e atrasos indiretos.
O Intelligent Approach começou a operar em 26 de janeiro, após três anos de colaboração entre LVNL, NATS e Leidos UK, com o apoio da Think Research. Isso cobriu tudo, desde a simulação e treinamento até o e com a própria implantação.
Esta é a terceira implantação do Intelligent Approach, após London-Heathrow, na Inglaterra, em 2015 e Toronto Pearson, no Canadá, no verão ado. Desde que foi introduzido em Heathrow, reduziu em 62% os atrasos relacionados ao vento contrário.
José Daenen, Diretor de Operações da LVNL disse que a Intelligent Approach contribuirá para melhorar a utilização da capacidade da pista, ajudando a reduzir atrasos e emissões de CO2, além de permitir maximizar o uso de pistas preferenciais visando redução de ruído. “Esta é uma boa notícia para as pessoas que vivem nas imediações do aeroporto, bem como para as companhias aéreas e seus ageiros”, afirmou Daenen.
O trabalho entre a NATS e a Leidos UK para aprimorar ainda mais o Intelligent Approach está em andamento, com o foco em uma versão especificamente projetada para otimizar a eficiência em aeroportos de modo misto.