
A SAAB procura avançar para obter mais uma venda de caças Gripen na América Latina, com uma proposta formal a ser feita ao Peru.
Na proposta enviada ao parlamento, o governo sueco solicitou a inclusão de orçamento para a venda de 12 caças SAAB JAS-39E/F Gripen NG para a Força Aérea Peruana (FAP), em uma licitação que ainda está em aberto.
Essa autorização é necessária, uma vez que o Peru exige que a venda seja feita entre Estados, não podendo envolver apenas a fabricante, no caso, a SAAB. Na disputa, também está a sa Dassault, com o caça Rafale.
No documento enviado ao parlamento sueco, é mencionado que o governo local irá comprar os caças e revendê-los ao Peru, e que toda a receita obtida com a venda será utilizada para cobrir os custos da aquisição das aeronaves junto à SAAB, sem causar prejuízo ao erário sueco.
🇸🇪 Budget proposal to Parliament: Authorization to sign a Government to Government deal with #Peru 🇵🇪 for up to 12 JAS 39E/F #Gripen.
— Gripen News (@GripenNews) April 15, 2025
The Swedish gvmt would order and deliver these fighter jets and associated equipment. https://t.co/IiE2NSObh3 #military #news https://t.co/TlTlzxuZns pic.twitter.com/x4n4UoHNWR
Recentemente a Colômbia escolheu o caça Gripen como sua nova aeronave de combate, e será o terceiro usuário global do JAS-39E/F, junto do Brasil e da Suécia.
Receba as notícias em seu celular, clique para ar o canal AEROIN no Telegram. Conheça também nossos perfis no Instagram e no Facebook, e nosso canal no WhatsApp.