
A Suécia firmou um acordo formal para avançar na aquisição de aeronaves táticas Embraer C-390, em parceria com os compradores europeus Áustria e Países Baixos. No dia 22 de abril, a istração de Material de Defesa de Estocolmo (FMV) assinou um acordo de cooperação já estabelecido pelos países clientes existentes, que concordaram em integrar a Suécia no memorando de entendimento (MoU) existente.
A FMV anunciou que “a aquisição será realizada com os Países Baixos atuando como agente principal e representante para as outras nações”. De acordo com a agência, “ao conduzir a aquisição em conjunto, o pedido será menos custoso e as aeronaves poderão ser entregues mais rapidamente”.
A Suécia anunciou sua escolha pela aeronave de fabricação brasileira em novembro ado, com a Embraer revelando posteriormente que a aquisição abrangerá quatro unidades.
Com o acordo expandido entre os três parceiros, agora o total de aeronaves adquiridas soma 13, sendo que a Áustria receberá quatro e os Países Baixos cinco. Todos os países atualmente operam os veteranos cargueiros Lockheed Martin C-130H/K Hercules.
O memorando de entendimento bilateral entre Áustria e Países Baixos, assinado no Salão Aeronáutico de Farnborough em julho de 2024, abrange a aquisição de aeronaves em uma configuração comum, além de acordos sobre treinamento e manutenção futuros.