
A Sudan Airways colocou seu único A300-600R, de marca ST-ATB (msn 666), à venda com lances começando em 10 de abril. O grande problema é que os interessados em participar até podem pedir a documentação da aeronave para analisar, mas, para isso, terão que ir até Cartum, a capital do país, e pagar uma taxa de US$ 1.000.
Dito isto, quem realmente estiver interessado em adquirir a aeronave de quase 30 anos e seus dois motores Pratt & Whitney PW4158 (esn P728520 e P724015), terá que contratar algum despachante ou escritório jurídico local.
Segundo relata o site suíço CH-Aviation, os licitantes interessados podem enviar ofertas para a aeronave inteira ou para as principais peças instaladas. No caso de licitação para peça(s) maior(es), o custo de desmontagem da peça será arcado pelo licitante.
A Sudan Air já retirou o A300 de operação há algum tempo e tem uma diminuta frota de duas aeronaves atualmente. O governo local, no entanto, quer reerguer a estatal e abrir novas rotas, a fim de reconectar seu país ao resto da África e Europa. Conversas com a Airbus e Boeing já foram feitas recentemente, mas não houve ainda um desfecho prático.