
Farnborough, Reino Unido – A SKY Airline, companhia aérea chilena, anunciou no Farnborough Airshow que firmou um memorando de entendimento com a Pratt & Whitney, uma empresa da RTX, para a aquisição de motores GTF para equipar suas aeronaves Airbus A320neo e A321neo. Este acordo marca a primeira vez que a SKY se torna cliente da Pratt & Whitney, prometendo um futuro de inovação e eficiência para a empresa.
O acordo inicial contempla a equipagem de 10 aeronaves Airbus A321XLR com o motor GTF, além de opções para até 29 aeronaves da família A320neo e A321neo.
“Essa seleção é uma prova da confiança da SKY Airlines no motor GTF a longo prazo”, afirmou Rick Deurloo, presidente de Motores Comerciais da Pratt & Whitney. Ele acrescentou que os motores e as aeronaves permitirão que a SKY expanda suas rotas, garantindo, simultaneamente, eficiência de combustível líder no setor e menores emissões de CO2.
Além do fornecimento dos motores, a Pratt & Whitney também pretende oferecer serviços de manutenção de longo prazo por meio de seu contrato de serviço EngineWise Comprehensive, assegurando que a SKY Airline tenha o e necessário para maximizar a operação de suas novas aeronaves.
Com uma trajetória que se iniciou em 2001, a SKY Airline se destacou como uma companhia de baixo custo, operando uma frota moderna de aeronaves Airbus A320/A321neo.
A companhia se tornou a primeira a operar exclusivamente aeronaves desta família no mundo, oferecendo mais de 40 rotas domésticas e internacionais nas Américas através de suas subsidiárias no Chile e no Peru. Em junho de 2024, a SKY Airline foi reconhecida como “A melhor companhia aérea de baixo custo da América do Sul” pela SKYTRAX, conquistando este prêmio pela quarta vez.
Juan Pablo Latorre, diretor financeiro da SKY Airline, comentou sobre o crescimento da empresa, que dobrou suas receitas em comparação ao período anterior à pandemia de COVID-19 e pretende continuar essa trajetória nos próximos seis anos. O executivo agregou que a empresa está focada em expandir seu modelo de negócios ível para mercados de longa distância, sendo a primeira companhia a introduzir a aeronave A321XLR na América Latina.
“A SKY continua comprometida em tornar as viagens íveis, convenientes e sustentáveis. As aeronaves da família A320neo movidas a motores GTF proporcionarão benefícios tanto ambientais quanto econômicos”, destacou Latorre.