
A Real Força Aérea de Singapura (RSAF) decidiu expandir sua frota com mais uma nova aeronave: o Lockheed Martin F-35A. Esta versão do caça stealth Lightining II é a mais popular, fazendo pousos e decolagens convencionais, ao contrário da versão B que pousa e decola na vertical e da C que é feita para pousos e decolagens em porta-aviões.
A RSAF já tem encomendados 12 jatos F-35B, que apesar da cidade-estado não ter porta-aviões, é vantajosa já que a área disponível para construção de bases aéreas é limitada, logo um caça que consiga operar em pistas curtas ou até mesmo em grandes helipontos, é uma peça-chave para a defesa nacional.
Agora o F-35A irá complementar esta função, oferecendo maior alcance e maior capacidade para transporte de armas, e já sendo integrado nativamente aos F-35B. O Ministério da Defesa do país anunciou a compra de 8 aviões do modelo, totalizando 20 jatos da família Lightining II.
Estes caças adicionais começarão a ser entregues em 2030 para substituir os atuais F-16 Fighting Falcon, também fabricados pela Lockheed Martin.
#SGBudget2024: MINDEF will acquire 8 F-35As adding to the previously announced 12 F-35Bs. Steady defence spending allowed this calculated decision, including the mid-life upgrade of the F16s before they are progressively drawn down from mid-2030s onwards & replaced by the F-35s. pic.twitter.com/NV4EgUEF8s
— Ministry of Defence (@mindefsg) February 28, 2024