
A Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA) anunciou hoje, 5 de março, que o seu Simpósio Mundial de Carga (WCS) de 2025 se concentrará em digitalização, sustentabilidade e segurança como questões-chave para ajudar a indústria global de carga aérea a se adaptar às mudanças geopolíticas em andamento.
O WCS ocorrerá em Dubai, Emirados Árabes Unidos, de 15 a 17 de abril, com a Emirates SkyCargo e dnata como anfitriãs. É a segunda vez que o WCS vai ser realizado nos Emirados Árabes Unidos, sendo a primeira em 2017.
Willie Walsh, Diretor Geral da IATA, disse:
“A carga aérea demonstrou sua resiliência ao se adaptar ao mundo pós-pandemia. Em 2024, mais carga foi transportada por via aérea do que nunca. Mas o mundo está se movendo em um ritmo ainda mais rápido com avanços tecnológicos, mudanças geopolíticas, riscos em evolução e necessidades em mudança dos clientes. No WCS em Dubai, faremos um balanço coletivo do que vem a seguir para a carga aérea, focando em digitalização, sustentabilidade, segurança e e-commerce. A crescente demanda por carga aérea destaca seu papel crítico”.
Badr Abbas, Vice-Presidente Sênior de Divisão da Emirates SkyCargo, disse:
“Com sua localização estratégica e infraestrutura logística de classe mundial, Dubai é uma escolha natural para o Simpósio Mundial de Carga da IATA de 2025. Como companhia aérea anfitriã deste ano, a Emirates SkyCargo está pronta para mostrar suas capacidades em expansão e compromisso em promover eficiência, inovação e conectividade em toda a indústria de carga aérea. O simpósio será uma plataforma chave para moldar o futuro da carga aérea e alinhar as melhores estratégias para o crescimento”.
Clive Sauvé-Hopkins, CEO de Operações de Aeroporto da dnata, disse:
“Estamos orgulhosos de receber líderes do setor em Dubai, lar de nossas primeiras e maiores operações, em um momento de incrível crescimento e transformação no setor de carga. Com segurança, inovação e sustentabilidade no centro de nossos negócios, o Simpósio Mundial de Carga da IATA oferece uma excelente oportunidade para troca de ideias e exploração de novas soluções. Estamos ansiosos para nos conectar com nossos parceiros e partes interessadas para melhorar tanto a eficiência operacional quanto ambiental, impulsionando o progresso significativo em todo o setor”.
Palestrantes e Sessões
Walsh e Brendan Sullivan, Chefe Global de Carga da IATA, estarão falando no evento, juntamente com:
– Badr Abbas, Vice-Presidente Sênior de Divisão, Emirates SkyCargo;
– Clive Sauve-Hopkins, CEO – Operações de Aeroporto, dnata;
– Andres Bianchi, CEO, LATAM Cargo e Presidente do Conselho Consultivo de Carga da IATA;
– Gabriela Hiitola, SVP, Finnair Cargo;
– Ludwig Hausmann, Sócio Sênior e Líder do Setor de Logística na Europa, McKinsey & Company;
– Tom Owen, Chefe de Carga, Cathay Cargo.
O simpósio contará com sessões plenárias, trilhas especializadas e cúpulas executivas, abordando:
– Digitalização: O papel da IA e automação no futuro da carga aérea;
– Sustentabilidade: Estratégias para descarbonização, redução de plásticos de uso único e relatórios ESG;
– Risco & Resiliência: Navegando na incerteza geopolítica, mudanças regulatórias e interrupções na cadeia de suprimentos.
Workshops
O programa do WCS será complementado por uma série de workshops, incluindo:
– Construindo a próxima geração de talentos no Future Air Cargo Executives Summit (FACES);
– Os benefícios do treinamento baseado em competências por meio do Centro de Treinamento e Avaliação Baseado em Competências da IATA (CBTA Center) e como ele ajuda a melhorar a segurança no local de trabalho e o desempenho;
– Melhorar o desempenho em segmentos de mercado chave utilizando os programas do Centro de Excelência para Validadores Independentes da IATA (CEIV) (CEIV Pharma, CEIV Animais Vivos, CEIV Baterias de Lítio e CEIV Frescos);
– Como as Soluções de Carga da IATA estão ajudando o setor na tomada de decisões e conformidade de carga, visando melhorar a segurança e a eficiência;
– O Fórum de E-Commerce identificará como mais visibilidade entre e-retailers e operadores de carga poderia melhorar a eficiência;
– O Fórum de ULD focará no Design de ULD, oportunidades para IA, e como ULDs podem coletar e relatar dados relacionados à sustentabilidade.
A página oficial do Simpósio Mundial de Carga de 2025 da IATA pode ser ada clicando aqui.
Informações da IATA