
O senador Rogério Carvalho (PT) participou nesta terça-feira (22/10), em Xangai, na China, de uma reunião com diretores executivos do Novo Banco de Desenvolvimento (New Development Bank), também referido como Banco de Desenvolvimento do BRICS. O bloco político-econômico é formado pelos países Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.
Segundo informações do PT, durante o encontro foram discutidas alternativas de financiamento de aviões com o objetivo de reduzir o impacto da variação cambial e evitar prejuízos para as empresas aéreas. A principal meta é garantir que as agens tenham preços estáveis, mais baratos e íveis à população.
A reunião foi realizada com os principais assessores da presidente da instituição, Dilma Rousseff, que está participando da Cúpula dos BRICS, que acontece em Kazan, na Rússia, e designou seus assessores pessoais para receber o senador.
“A reunião foi muito proveitosa e eles vão fazer um estudo de como financiar a aquisição de aviões com moeda que não seja o dólar, diminuindo assim o impacto da variação cambial”, destacou o senador Rogério Carvalho.
Segundo o parlamentar, a proposta de financiamento visa fortalecer o setor aéreo brasileiro, permitindo uma maior oferta de voos regionais e a melhoria da malha aérea do país.
“Com isso, será possível melhorar a performance das empresas aéreas, permitindo que tenhamos aviões disponíveis para fazer voos regionais, melhorando a malha aérea do país e diminuindo o preço”, afirmou o senador.
“A iniciativa faz parte de uma estratégia mais ampla do BRICS para apoiar economias emergentes, utilizando alternativas financeiras que diminuam a dependência de moedas fortes, como o dólar, e promovam o desenvolvimento de setores estratégicos”, concluiu.
Leia mais: