Receba as notícias em seu celular, e o canal AEROIN no Telegram.
Um avião modelo Boeing 777 operado pela companhia aérea nacional Saudi Airlines (Saudia) realizou uma viagem de 40 horas de e para Los Angeles para repatriar 187 cidadãos sauditas. A épica jornada rendeu agradecimentos da família real e muitos aplausos na chegada.

Na última quinta-feira (16), o voo SV42 chegava a Riade com festa após ter realizado uma jornada especial. Operado pelo Boeing 777-300ER de registro HZ-AK42, o voo vindo de Los Angeles concluía sua trajetória de 40 horas e 26.800 km de voo sem escalas, somente interrompidos por cerca de seis horas entre serviços de solo e uma parada de desembarque em Jeddah, informou a Agência de Imprensa Saudita (SPA).
Embora aparente ser uma operação normal, definitivamente não é. Ao invés daqueles voos longos que trocam de tripulação no destino para então retornar, esse voo levou tanto a tripulação da ida quanto da volta na aeronave. Ao todo foram oito pilotos, 43 pessoas de e e 35 comissários de bordo, que trabalharam em turnos durante a viagem. Ou seja, após chegarem a Los Angeles, ninguém desembarcou, apenas trocaram as posições enquanto os resgatados embarcavam e decolaram de volta.
O feito e a vibração da chegada foram compartilhados nas redes sociais da empresa aérea e do Reino Saudita. Os tuítes abaixo ilustram essa celebração, que foi completada com uma mensagem de agradecimento da família real aos membros da equipe.
Resgates do Reino
O Reino, forma como a Arábia Saudita é conhecida no Oriente Médio, está trazendo de volta seus cidadãos de todo o mundo, de acordo com uma diretiva emitida pelo rei saudita no início deste mês. Como parte da primeira fase, o reino está trazendo de volta seus cidadãos de Jacarta, Washington, Kuala Lumpur, Maurício, Mascate, Londres, Manila, Maldivas, Colombo e Nova York.
Os ageiros que chegam de fora precisam ar por exames preventivos para a covid-19 em três etapas – antes de embarcar no avião, dentro da cabine e na chegada. Um posto de controle criado pelo Ministério da Saúde possui câmeras térmicas que examinam todos os ageiros que chegam. Casos suspeitos são isolados e transferidos para uma área designada.

Os ageiros devem higienizar as mãos antes de iniciar os procedimentos na área de controle de aportes e alfândega, além de manter uma distância mínima de 1,5 metro entre o ageiro e o oficial de aporte. Após a conclusão do processo, os ageiros são levados aos ônibus para transportá-los para as pousadas designadas onde devem cumprir uma quarentena de 14 dias.
Em resumo
Com os controles de fronteira ainda muito rígidos ao redor do mundo, é notável o feito dos sauditas de ir e voltar com uma mesma equipe. Embora o feito não seja uma exclusividade, já que outras empresas também já fizeram algo parecido durante essa pandemia, tal atitude é digna de iração pelo esforço empregado para ajudar o próximo.
No vídeo abaixo, é possível ver o momento em que os tripulantes do voo são recebidos com aplausos no saguão do aeroporto de Riade, capital da Arábia Saudita.
لحظة الوصول ……. العودة لأرض الوطن pic.twitter.com/Y8HkJz8BFv
— ABDULAZIZ As-SALEM (@ABDULAZIZALSAL5) April 18, 2020
Receba as notícias em seu celular, e o canal AEROIN no Telegram.