2s2i3l

No último sábado, dia 15 de junho, o Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), recebeu o maior avião cargueiro do mundo, o Antonov An-124 Ruslan, em uma operação especial de transporte de carga.
Como explicado pelo AEROIN, este modelo de avião costuma ser contratado para transportar cargas de dimensões superiores àquelas que as demais aeronaves comerciais são capazes de embarcar, pois o AN-124 pode abrir completamente sua seção frontal.
E foi o que ocorreu na operação do final de semana. A aeronave carregou uma carga de apenas 31 toneladas, que, por este peso, poderia ser facilmente levada por outros aviões, porém, tinha uma forma fora do comum.
Segundo reportado pela concessionária Aeroportos Brasil Viracopos (ABV), a do aeroporto, a carga embarcada é de uma indústria de celulose. A imagem do procedimento de embarque, que ilustra esta matéria, mostra quão larga era a peça.
A operação e a contração do voo foram realizadas pelo Agente de Carga Logwin Air + Ocean Brazil Ltda. Devido ao tamanho e peso da carga, a operação de retirada da carga do caminhão e carregamento no avião precisou ser realizada com e de um guindaste. A operação foi considera um sucesso pelas equipes de Viracopos.
O grande avião decolou na madrugada do domingo, 16 de junho, às 03h20, com destino a Concepción, Chile, incluindo uma escala em Buenos Aires, Argentina.
O cargueiro Antonov An-124 Ruslan, fabricado pela Antonov Design Bureau na era soviética, onde hoje é a Ucrânia, foi o maior avião do mundo por seis anos, até 1988, quando foi superado pelo enorme Antonov AN-225 Mriya. No entanto, em 2022, o Mryia, em seu único exemplar construído, foi destruído durante a guerra da Ucrânia.
Informações da ABV
Receba as notícias em seu celular, clique para ar o canal AEROIN no Telegram. Conheça também nosso perfil no Instagram e nosso canal no WhatsApp.