
A Airbus informa hoje, 21 de fevereiro de 2025, que a Agência Europeia para a Segurança da Aviação (EASA) emitiu o Certificado de Tipo para o Airbus A321XLR equipado com motores Pratt & Whitney GTF.
A nova aprovação segue a certificação do A321XLR equipado com o motor LEAP-1A da CFM, que ocorreu em julho de 2024, e abre caminho para que a primeira aeronave de cliente com motores Pratt & Whitney entre em serviço, ainda durante este ano.
Christian Scherer, CEO de Aeronaves Comerciais da Airbus, disse: “O A321XLR já demonstra sua grande versatilidade cruzando o Atlântico em operações diárias. Com a certificação e entrada em serviço do A321XLR equipado com motores GTF, veremos mais operadores introduzindo esta aeronave revolucionária. É também uma boa notícia para os ageiros dos nossos clientes, que se beneficiarão da conveniência de novas conexões diretas de cidade a cidade com um nível elevado de conforto na cabine.”
A Airbus descreve que o A321XLR se posiciona lado a lado com aeronaves de fuselagem larga na frota de uma companhia aérea, introduzindo a flexibilidade de aumentar a capacidade, abrindo novas rotas ou mesmo continuando em rotas existentes quando a demanda é variável.
O modelo consome 30% menos combustível por assento do que aeronaves concorrentes da geração anterior e a nova cabine Airspace proporciona aos ageiros conforto de longa distância em todas as classes.
O primeiro A321XLR completou seu voo inaugural em junho de 2022. Em seguida, houve um extenso programa de testes envolvendo três aeronaves e, em 2024, o novo modelo entrou em serviço. Até agora, mais de 500 Airbus A321XLRs foram encomendados.
Informações da Airbus