
A Rússia planeja produzir 10 aviões Tupolev Tu-214 por ano até 2025. Atualmente, cerca de dois a três desses aviões são fabricados anualmente, disse o ministro russo da Indústria e Comércio, Denis Manturov, na quinta-feira, reportou a agência de notícias TASS. A informação vem após o país ter anunciado, na semana ada, que mandou iniciar a produção de 20 unidades do mesmo modelo.
“Para fornecer uma rede de segurança para as aeronaves de médio curso MC-21, estamos aumentando a produção do conhecido avião Tu-214 fabricado pela Kazan Aviation Plant. Esperamos atingir um volume de 10 aviões por ano até 2025 e depois aumentar gradualmente a produção da aeronave MC-21”, disse ele em entrevista ao canal de TV Soloviev.Live.
Manturov observou que agora 2 a 3 desses aviões são produzidos por ano para a aviação estatal.
As transportadoras aéreas russas começarão a receber aviões Tu-214 e Il-96 a partir de 2024, disse o CEO da Rostec, Sergey Chemezov, anteriormente. Até 2030, mais de 70 aviões estão programados para entrega, disse ele.
A necessidade de aumentar a produção dos aviões Tu-214 e Il-96 surgiu como resultado de ter que enfrentar as sanções do Ocidente contra a Rússia, que incluem o término das entregas da Airbus e Boeing, e a recusa dos países europeus e dos Estados Unidos em manter e fornecer peças de reposição para a frota de companhias aéreas russas.