
A Rostec, corporação estatal russa, anunciou que os testes do motor turbojato PD-35 de quinta geração estão programados para o início de 2024. Segundo a empresa, motores de aeronaves com tamanho e potência semelhantes nunca foram produzidos na Rússia, com um diâmetro de ventilador de 3,1 metros e um empuxo de 35 toneladas. 6h4a52
Em outubro, os primeiros testes do gerador a gás do motor da aeronave PD-35 foram realizados com sucesso em condições que simulavam a operação de um motor de tamanho real.
Denis Manturov, vice-primeiro-ministro e ministro da Indústria e Comércio da Rússia, afirmou anteriormente que o motor PD-35 poderia ser lançado até 2030, com o empuxo podendo estar abaixo das 35 toneladas. A decisão final será feita na primavera de 2024.
O desenvolvimento do motor PD-35 começou no verão de 2016 nas fábricas Perm Aviadvigatel e Rybinsk Saturn, ambas pertencentes à United Engine Corporation. Acredita-se que o PD-35, diferentemente da versão anterior PD-14, terá um empuxo de 16 toneladas a mais, atingindo 35 toneladas. Esse motor é necessário para a indústria de aviação russa desenvolver novas aeronaves de fuselagem larga.