
De 1º a 4 de abril, a 15ª Exposição de Aeronáutica e Defesa da América Latina (LAAD) será realizada no Rio de Janeiro. Após uma pausa desde 2019, a Rosoboronexport está trazendo designs produzidos internamente, incluindo o caça de quinta geração Su-57E, conforme anunciado pelo escritório de imprensa da empresa. 1a3p2s
O Su-57 já se destacou em exibições internacionais, tendo sido apresentado em uma exposição na China no outono de 2024 e, mais recentemente, como a principal atração no Aero India, em fevereiro de 2025.
Agora, é a vez da América Latina, onde o caça será demonstrado a potenciais parceiros na região, particularmente às Forças Armadas brasileiras. O Su-57 será representado por um modelo em escala na exposição do estande russo.
A Rosoboronexport está focando parcerias tecnológicas, com o diretor geral da empresa, Alexander Mikheev, observando que a tendência global está se deslocando para projetos colaborativos.
Até 2030, a proporção desses programas no mercado de armamentos pode atingir 40%. A América Latina é vista como uma área promissora para o desenvolvimento de cooperação nos campos da aviação, veículos aéreos não tripulados (UAVs) e armamentos guiados com precisão.
Além do Su-57, o estande da Rússia no Rio de Janeiro exibirá outros exemplos de hardware militar moderno. Isso inclui o caça Su-35S, o avião de transporte Il-76MD-90A em configuração de exportação, e os helicópteros Mi-171Sh e Ka-52E, todos atualizados com base na experiência operacional adquirida durante a Operação Militar Especial.
Para a exibição de equipamentos para as forças terrestres, estarão disponíveis o tanque de combate principal T-90MS e o veículo de combate de e de tanque BMPT. Sistemas de defesa aérea, como o S-400 e o Tor-M2K, demonstrarão a capacidade de neutralizar ameaças modernas. A componente naval incluirá embarcações rápidas e navios patrulha.
A Argélia será a primeira nação a receber o caça de quinta geração russo em sua força aérea, com as entregas do Su-57 programadas para o segundo semestre de 2025.