
A Levu Air Cargo, startup brasileira de carga aérea, recebeu seu primeiro cargueiro A321 da SmartLynx, em preparação para sua inauguração. As duas empresas confirmaram que a aeronave, que já fez parte da frota da russa Ural Airlines, será disponibilizada à Levu Air Cargo em um contrato de locação.
A aeronave em questão é um Airbus A321-200PCF, equipado com motores CFM56. A SmartLynx recentemente adicionou essa unidade à sua frota, e agora irá reá-la para a startup brasileira enquanto a empresa aguarda a liberação da seu Certificado de Operador Aéreo (COA) da ANAC.
O primeiro pouso do avião, que tem matrícula 9H-CGD, mas será registrado PS-LVU no Brasil, aterrissou na noite de sexta-feira, 10 de maio, em Recife. Pelas primeiras fotos, como podem ser vistas na publicação do perfil AeroEntusiasta, abaixo, a aeronave chegou com a marca da Levu e com o adesivo da gigante de logística DHL, em possível indicação de uma parceria local entre as empresas.
#LEVUAIRCARGO – o primeiro Airbus A321 cargueiro da nova companhia aérea brasileira LEVU AIR CARGO pousou no #Recife ontem (10/05). A aeronave, matrícula 9H-CGD, fez uma escala na Ilha do Sal (Fotos: Vini Santos) #A321 #A321PCF #Airbus #LevuAirCargo #Cargo #Levu #AeroEntusiasta pic.twitter.com/qgoMxyClt9
— AeroEntusiasta (@AeroEntusiasta) May 11, 2024
Neste sábado, 11 de maio, o jato partiu do Recife e está continuando sua jornada de entrega, como pode ser visto em tempo real na tela a seguir, de rastreamento de voo da plataforma RadarBox:
Fundada por profissionais brasileiros com experiência em logística e aviação, a Levu Air Cargo tem como objetivo impulsionar o crescimento do e-commerce no Brasil por meio de uma proposta de valor voltada ao transporte aéreo expresso. As principais metas estão ligadas a oferecer rapidez, agilidade e precisão para o mercado de carga expressa no país.
O site da empresa (levuaircargo.com) apresenta informações como as áreas de atuação (Charter, Network, Life-Science, Alto valor, Perecíveis e Automotivo), o mapa de rotas com destinos nacionais e internacionais e os dois modelos de aviões que estão em seus planos de operações.
Entre as cidades na malha da empresa estão Campinas (SP), Recife e Manaus, além de destinos internacionais como Bogotá, Miami e Paris, estes a serem operados por aeronaves Airbus A330 de carga, segundo planos da companhia.