
A Southwest Airlines, a primeira companhia aérea de baixo custo do mundo, anunciou uma série de iniciativas estratégicas para ampliar a experiência dos ageiros e fortalecer a fidelização de seus clientes.
As medidas visam atrair novos perfis de viajantes e impulsionar a lucratividade da companhia, a maior operadora doméstica dos Estados Unidos.
“Temos uma grande oportunidade de atender às necessidades atuais e futuras dos clientes, atrair novos segmentos que ainda não alcançamos e retornar aos níveis de rentabilidade esperados por nós e nossos acionistas”, declarou Bob Jordan, presidente, CEO e vice-presidente do Conselho da Southwest Airlines. “Faremos tudo isso sem perder o foco no que nos fortalece: nossas Pessoas e o atendimento ao cliente autêntico, amigável e premiado que só elas podem oferecer.”
Novas regras para bagagens e programa de fidelidade
A Southwest continuará oferecendo dois volumes despachados gratuitos para membros do progrmaa de fidelidade Rapid Rewards que estejam na categoria A-List Preferred ou Companion , e para ageiros que adquirirem tarifas Business Select. Já os clientes da categoria A-List e outros selecionados terão direito a uma mala gratuita, enquanto portadores do cartão de crédito Rapid Rewards poderão despachar um volume sem custo. ageiros que não se enquadrarem nessas categorias deverão pagar pelo despacho da primeira e segunda bagagem. As novas regras entram em vigor para agens adquiridas a partir de 28 de maio de 2025.
Apesar de ser a precurssora do modelo de baixo-custo, a Southwest Airlines sempre permitiu o despacho de duas bagagens gratuitas por qualquer ageiro em qualquer tarifa. Até hoje era a única a oferecer esta cortesia nos EUA, já que a JetBlue Airways abandonou este benefício a alguns anos atrás.
Para chegar na categoria A-List é necessário ter voado 20 trechos em um ano ou atingido o número de 35 mil pontos qualificáveis. Já para chegar no nível A-List Preferred o ageiro precisa voar 40 trechos em 12 meses ou atingir 70 mil pontos qualificáveis.
Nova tarifa e ampliação da distribuição
Com o objetivo de alcançar clientes mais sensíveis a preços, a Southwest lançará a tarifa Basic, disponível para compras a partir de 28 de maio de 2025. A companhia também se prepara para oferecer opções de assentos marcados e mais espaço para as pernas.
Além disso, a Southwest expandiu seus canais de venda e, desde o mês ado, seus voos e tarifas estão disponíveis para reserva na plataforma de viagens Expedia.
Validade dos créditos de voo e novos serviços
A partir de 28 de maio de 2025, os créditos emitidos para agens compradas terão validade de até um ano, dependendo da tarifa adquirida.
As novas mudanças se somam a outras iniciativas já em andamento, como a implementação de assentos marcados, mais espaço entre os assentos e a recente parceria com a Icelandair, lançada em 13 de fevereiro, no mesmo dia em que a Southwest operou seus primeiros voos noturnos de longa duração (redeye flights).
Com Informações da Assessoria de Imprensa da Southwest Airlines