
Em 8 de dezembro, a primeira aeronave C919 de produção em série do mundo, com o número de registro B-919A, foi entregue ao primeiro cliente de lançamento do mundo, a China Eastern Airlines (CEA). Um selo que diz “o primeiro C919 do mundo” em chinês está impresso na parte frontal do avião entregue.
O C919 é o primeiro grande avião de ageiros da China de acordo com os padrões internacionais de aeronavegabilidade e possui direitos de propriedade intelectual independentes. Possui design aerodinâmico avançado, sistema de propulsão e materiais, além de menor emissão de carbono e maior eficiência de combustível.
A aeronave adota uma configuração de 164 assentos que vem com um layout de cabine de duas classes, incluindo 8 assentos na classe executiva e 156 assentos na econômica. Na cabine econômica, o assento do meio em cada fileira de três lugares é 1,5 cm mais largo que os vizinhos, o que oferece mais conforto.
Com uma altura de corredor de 2,25 metros, o avião vem com um eficiente sistema de filtragem de ar, sistema de iluminação centrado no ageiro e baixo ruído. Além disso, existem vinte telas suspensas de 12” que podem reproduzir vídeos 1080P.
Um voo inaugural da aeronave C919 está marcado para o dia 9 de dezembro ficará a cargo de três pilotos seniores, que partirão do Aeroporto Internacional de Xangai – Pudong para Hongqiao, na mesma cidade. Depois de chegar a Hongqiao e ar por um portão de água, a aeronave será oficialmente comissionada na frota da CEA.
Espera-se que seja colocado em uso comercial na primavera de 2023. A CEA, como a primeira operadora do C919, possui uma frota de quase 800 aviões.