
A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul (ALRS) informou que, por iniciativa do deputado Delegado Zucco e seguido por um pedido dos deputados Stela Farias e Miguel Rosseto (PT), foi aprovado na última quinta-feira (20) o pedido de realização de uma audiência pública para ouvir a Fraport sobre o cronograma de recuperação do Aeroporto Internacional de Salgado Filho, em Porto Alegre.
A Comissão de Segurança, Serviços Públicos e Modernização do Estado (CSSP) deve agendar nas próximas semanas a convocação da CEO da Fraport, Andreea Pal, para comparecer ao colegiado.
“A empresa concessionária tem responsabilidades com o Rio Grande do Sul. A Fraport anunciou pela imprensa que poderia até mesmo deixar o Estado. Precisamos garantir que os serviços, tão essenciais para os gaúchos, continuem sendo prestados”, destacou Delegado Zucco.
“A tragédia ocorrida no assalto ao aeroporto de Caxias do Sul evidencia ainda mais a necessidade de que o Salgado Filho tenha suas atividades retomadas”, concluiu o parlamentar, solidarizando-se com a família do sargento Fabiano Oliveira, morto durante a troca de tiros com os bandidos que assaltaram o aeroporto Hugo Cantergiani, na Serra Gaúcha, na última quarta-feira, 19.
Apesar da preocupação com a possível retirada da Fraport, o ministro de Portos e Aeroportos, Sílvio Costa Filho, afirmou que a empresa não devolverá a concessão do terminal, em vigor desde 2017, mesmo diante dos estragos causados pelas enchentes no mês ado.
A declaração do ministro ocorreu após uma reunião no Palácio do Planalto entre integrantes do governo federal e executivos da empresa, incluindo o CEO global da companhia, Stefan Schult, que participou por videoconferência.
Leia mais: