
A portuguesa Hi Fly realizou com sucesso um novo voo com destino à Antártida, utilizando um Airbus A340-300 registrado como 9H-TQZ. A rota, que partiu da Cidade do Cabo e pousou na pista Wolf’s Fang, transportou um pequeno número de turistas, cientistas e cargas essenciais.
A preparação da pista no continente branco foi crucial para a chegada segura do Airbus A340. Esta operação é realizada diretamente sobre o gelo antártico, exigindo técnicas especializadas para garantir operações seguras e zonas livres de neve nas pistas de gelo azul.
Este tipo de gelo, denso e capaz de ar o peso de aeronaves com rodas, requer precauções especiais, informa o Aviacionline
Witness the breathtaking spectacle of an Airbus A340 landing amidst the icy wilderness of Antarctica. 💙
— Hi Fly (@hifly_airline) November 30, 2023
Hi Fly A340 proudly holds the record for the biggest airliner to ever operate in Antarctica, and has returned to the White Continent for its third consecutive season. pic.twitter.com/AvQgqbaBUc
A pista Wolf’s Fang, com 3.000 metros de comprimento e 60 metros de largura, garantiu segurança operacional. Durante o pouso no gelo azul antártico, a aeronave realizou um procedimento especial de frenagem. Esse método envolve o uso de reversores e speed brakes, dispensando os freios do trem de pouso para evitar possíveis derrapagens na pista.
É o terceiro ano consecutivo que a Hi Fly opera um Airbus A340-300 na Antártida, consolidando-se como a maior aeronave comercial de ageiros a ter pousado no continente branco. Esta conquista destaca a capacidade técnica e operacional da companhia aérea para enfrentar os desafios únicos desta região remota.