
O Conselho de Segurança dos Transportes da Austrália (ATSB) iniciou uma investigação após um desvio de pista envolvendo um Bombardier Dash 8-Q400 da QantasLink.
A aeronave, com matrícula VH-TQM, iniciou a decolagem no Aeroporto de Mildura, em Vitória, no dia 25 de fevereiro de 2025, mas os pilotos não alinharam corretamente na pista.
Segundo informações preliminares divulgadas pelo ATSB nesta semana, pouco antes do nascer do sol, a aeronave acabou se alinhando inadvertidamente com as luzes laterais da pista 09, em vez de seguir a linha central da pista.
Durante a corrida de decolagem, o avião colidiu com diversas luzes da lateral, causando danos no turboélice. Após a constatação do posicionamento incorreto, a tripulação realinhou a aeronave com a linha central e continuou a decolagem. Ao chegar em Melbourne, foram constatados danos na aeronave.
A fase de coleta de evidências da investigação inclui a oitiva dos membros da tripulação, a análise dos dados registrados, a revisão dos registros de manutenção e a obtenção de outras informações relevantes. Um relatório final será divulgado ao término das investigações.