
Um transtorno foi causado hoje no Aeroporto de Gatwick, em Londres, após um Boeing 777 da British Airways ter rejeitado a decolagem. O caso aconteceu com o voo BA2279, que decolava para Vancouver, no Canadá.
A aeronave 777-200ER, de matrícula G-VIIT, teve algum problema na decolagem e os pilotos precisaram abortar ela quando estava em torno de 139 nós (257km/h) de velocidade.
Por estar em velocidade bem próxima à rotação, o manual da fabricante exige que uma série de verificações sejam feitas pela tripulação, inclusive de freio. Por causa disso, o jato ficou parado na pista por 45 minutos, e chegou a ser acompanhado por carros de bombeiros, mas depois seguiu por meios próprios até o estacionamento do aeroporto, com o voo sendo cancelado logo em seguida.
#BA2279 @British_Airways #gatwick Take-off aborted. Ground vehicles in attendance. pic.twitter.com/UueMZllh4u
— James (@JamesHiltonEsq) June 28, 2024
Gatwick é o segundo principal aeroporto de Londres, ficando apenas atrás do Heathrow em número de ageiros movimentados, que chegou a 40 milhões de viajantes por ano em 2023, se tornando também o 8º maior da Europa.
Apesar do grande movimento, Gatwick tem apenas uma pista, sendo o mais movimentado do continente nesta categoria. Por este motivo, o Boeing 777 que ficou parado por 45 minutos, causou uma série de atrasos para voos partindo e chegando, causando transtornos para milhares de ageiros mesmo após a pista ter sido liberada.
As the Boeing 777 vacated the runway, the traffic is now resuming on runway 26, according to @airlivenet. https://t.co/g5FXALLl4q
— RadarBox (@RadarBoxCom) June 28, 2024