
Todos os membros da tripulação do navio cargueiro MSC Baltic III foram resgatados com segurança após a embarcação encalhar nas proximidades da costa de Lark Harbour, em Newfoundland e Labrador, no Canadá. O resgate se deu com apoio de um helicóptero AgustaWestland CH-149 Cormorant.
O incidente ocorreu na manhã de sábado (8), quando o Centro de Comunicações e Tráfego Marítimo em Channel-Port aux Basques recebeu um chamado de emergência (mayday) do cargueiro, que estava a cerca de 12 milhas náuticas (22 quilômetros) da entrada da Baía das Ilhas.
Na ocasião, o navio relatou ter perdido potência, e as condições climáticas eram adversas. Um alerta de tempestade de inverno estava em vigor na região, com ventos chegando a 120 km/h. Em decorrência das condições, o navio não conseguiu ancorar, ficando à deriva.
Video from @nlmaritime showing the Royal Canadian Air Force lifting off the crew of MSC Baltic III. https://t.co/yaDRbti4z8 pic.twitter.com/iuZbnCRRP4
— Sal Mercogliano (WGOW Shipping) 🚢⚓🐪🚒🏴☠️ (@mercoglianos) February 15, 2025
De acordo com a Guarda Costeira do Canadá, após perder a energia, o MSC Baltic III encalhou na Cove Wild, a oeste de Lark Harbour, com 20 tripulantes a bordo. Imagens e vídeos compartilhados nas redes sociais mostraram a embarcação encostada nas rochas, perto dos penhascos.
Os membros da tripulação foram resgatados do Baltic III por meio de um helicóptero, cujo piloto voou a baixa altitude e em meio a fortes ventos, enquanto próximos de montes na costa.
O Centro de Coordenação de Resgate Conjunto de Halifax informou que foi alertado sobre a falta de energia total na embarcação durante a manhã daquele dia. Em uma postagem nas redes sociais, o centro agradeceu pela rápida resposta das esquadras 103 e 413 de busca e salvamento, que possibilitaram a evacuação de todos os tripulantes.
Esse incidente ocorreu na mesma data em que se lembra do desastre do Ocean Ranger em 1982, quando 84 homens perderam a vida.