
O governador do Piauí, Rafael Fonteles, inaugurou, no último sábado (8), o aeródromo da cidade de Jaicós. A obra foi executada pela Secretaria dos Transportes (Setrans), com um investimento de R$ 3.007.453,84, proveniente de recursos próprios do Governo do Estado.
Segundo informou o Governo, durante a solenidade, o chefe do Executivo estadual destacou a importância dos investimentos na malha aérea para impulsionar o desenvolvimento do Piauí, além da utilização dessas pistas para voos que viabilizam atendimentos na área da saúde.
“Temos priorizado a expansão da malha aeroviária do estado do Piauí. Isso significa o à saúde, com o Samu Aéreo, que já salvou mais de mil vidas ao longo desses 10 anos, mas também representa mais investimentos. No momento em que você facilita o o, consegue atrair investidores para todas as regiões do estado. Estamos chegando a mais de 30 pistas asfaltadas, isso apenas entre as que são coordenadas pelo poder público. E chegou a vez de Jaicós, que certamente terá um impacto significativo no desenvolvimento”, comemorou o governador.
A obra contempla a reforma e manutenção da pista de pouso e decolagem, com 1.200 metros de extensão e 20 metros de largura, além da pista de táxi, faixa de pista, pátio de estacionamento, terminal de ageiros e vias de o.
“É uma alegria estar aqui em Jaicós hoje, entregando uma pista construída dentro dos padrões e com terminal de ageiros. Essa estrutura faz parte do plano de integração elaborado pelo governador para o Piauí. Jaicós tem uma posição estratégica para aproximar as cidades da região, o que contribuirá para a mobilidade da população e, com certeza, atrairá investimentos, além de fortalecer a saúde, já que salvará vidas por meio do Samu Aéreo”, afirmou Jonas Moura, secretário dos Transportes do Piauí.
O prefeito de Jaicós, Weslly Bispo, celebrou a conclusão do aeródromo. “É uma obra de grande importância para a cidade, que atrairá grandes investidores e fortalecerá a saúde do nosso município”, ressaltou.
Malha aérea
O Governo do Estado tem realizado obras em todas as regiões para integrar o Piauí a uma ampla malha aérea. Esses investimentos viabilizam a atração de novos negócios e garantem o atendimento a pacientes graves, que necessitam de transporte por UTI aérea para tratamento.
“Esse é o 19º aeródromo que entregamos. Já concluímos os de Paulistana, Barras e Corrente, e Gilbués agora entrou como prioridade. Até o fim do nosso governo, teremos 32 aeródromos, promovendo a integração de todo o estado”, explicou o secretário dos Transportes.
Leia mais: